Petrobras: navio-plataforma Cidade de Caraguatatuba começa a operar em agosto

Publicado em 17/06/2016, às 22h41
-

Redação

O navio-plataforma FPSO [Floating Production Storage Offloading Unit, na sigla em inglês] Cidade de Caraguatatuba está no Campo de Lapa, no pré-sal da Bacia de Santos. De acordo com a Petrobras, em agosto começa a operação do sistema de produção conectado ao navio, que é uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.

LEIA TAMBÉM

Este tipo de navio-plataforma tem capacidade para separar o óleo do gás e da água durante o processo de produção, armazená-lo nos tanques de carga e depois fazer a transferência para navios-petroleiros, que farão o transporte do petróleo até o litoral.

Conforme a Petrobras, o Campo de Lapa está localizado a aproximadamente 270 quilômetros da costa do estado de São Paulo, a uma profundidade média de 2.140 metros. A Petrobras, com 45%, é a que tem a maior parte no consórcio da concessão do campo, no bloco BM-S-9. Além da empresa fazem parte do consórcio a BGE&P Brasil, companhia subsidiária da Royal Dutch Shell plc (30%) e a Repsol Sinopec Brasil (25%).

A companhia informou que o casco da FPSO Cidade de Caraguatatuba foi construído no estaleiro MES (Mitsui Engineering & Shipbuilding), em Chiba, no Japão; a integração dos módulos na Ásia ocorreu no estaleiro Keppel, em Cingapura; e a integração da unidade foi concluída no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, na costa verde do Rio de Janeiro.

A FPSO Cidade de Caraguatatuba tem capacidade de fazer o processamento de 100 mil barris/dia de petróleo, o tratamento e compressão de 5 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) de gás, o tratamento de 120 mil barris/dia de água de injeção e o armazenamento de 1,6 milhão de barris de óleo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Recém-nascido morre após ser ferido por bisturi durante cesárea em hospital de Ribeirão Preto Renegociação de dívidas do Fies pode ser feita até 16 de setembro Justiça mantém suspensão de demissões em massa das Casas Bahia Projeto permite usar o FGTS para comprar outro imóvel; veja regra