Brasil

14º salário do INSS: quais beneficiários irão receber?

Jornal Contábil | 13/07/20 - 14h28

O Ministério da Economia deve receber a Indicação da Câmara (INC) 704/2020 o pedido de liberação do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS nesta semana. Na última quinta-feira (09) a indicação foi protocolada na Câmara dos Deputados.

Entretanto o pagamento se dará em caráter excepcional aos aposentados e pensionistas do INSS no mês de dezembro de 2020. Essa medida surgiu para o enfrentamento a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.

Se o pedido for aprovado, o INSS terá que desembolsar um valor que aproximado de 47,5 bilhões, o que vai beneficiar mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas de todo o país.

Logo, o dinheiro será destinado para:

  • Aposentados
  • Pensionistas
  • Quem recebe Auxílio-doença
  • Quem recebe Auxílio-acidente
  • Quem recebe Auxílio-reclusão

Grande parte dos aposentados são os chefes de família

O INC apresentado na Câmara é de autoria do deputado Jesus Sérgio (PDT/AC). “O governo federal tem uma grande oportunidade de implementar uma política social de grande relevância e que terá também um efeito positivo importante e imediato nos esforço que o governo está fazendo para a retomada do crescimento econômico no pós-pandemia. Refiro-me a implementação do 14º salário em caráter excepcional”, pontua no documento

Segunda uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 43% dos brasileiros com mais de 60 anos são chefes de família, percentual que sobe para 53% no caso dos homens.

De acordo com uma pesquisa do CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e também pelo órgão de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aproximadamente 43% dos brasileiros com idade superior aos 60 anos são os chefes de família, desse percentual 53% no caso são de homens.

Exatamente por isso, o dinheiro viria no momento mais oportuno para sobrevivência dessa parcela da população, além claro do dinheiro ajudar na economia local já para o inicio de 2021.

Outro ponto é que os idosos são os mais vulneráveis nessa pandemia, logo o dinheiro ajudaria com despesas com medicamentos, saúde e afins.