Futebol Internacional

35 anos da tragédia na final da 'Champions' com Juventus e Liverpool; relembre

Ogol | 29/05/20 - 10h19
Divulgação

A Tragédia de Heysel foi um dos episódios mais tristes do futebol europeu. No dia 29 de maio de 1985, no estádio de Heysel, na Bélgica, Juventus e Liverpool decidiram a Liga dos Campeões. Mas, antes do jogo, houve uma grande confusão que acabou em destruição, mortes e lágrimas. 

O contexto do embate já era temerário, e as autoridades belgas tomaram diversas medidas para tentar dissipar as chances de confrontos entre os torcedores dos dois lados. Só que os hooligans fizeram do palco da final um inferno. 

Além de terem roubado lojas no entorno do palco da final, os hooligans entraram em confronto dentro do estádio. As grades que separavam as duas "torcidas" acabaram por ceder à pressão humana, e a tragédia ganhou formato. Foi um verdadeiro massacre. 

Muitos fãs italianos acabaram pisoteados pelos ingleses, que usaram ainda barras de ferro das grades para bater nos, nesse caso no termo literal da palavra, rivais. Um muro do estádio caiu, feriu mais gente, e o balanço foi de 39 mortos. 

Apesar de tudo, a bola ainda rolou. Michel Platini deu o título para a Juventus, mas aquele dia, com certeza, não foi de festa para ninguém.