Tecnologia

6 ferramentas para fazer reuniões durante a quarentena

Yahoo | 10/07/20 - 19h11
Ilustração: site hostinger

Fazer videoconferências virou uma das atividades mais rotineiras da vida profissional remota. Graças à quarentena e ao home office, a maioria das pessoas já precisou conversar com amigos ou colegas de trabalho utilizando plataformas como Zoom e Skype.

Ferramentas como essas não só permitem chamadas de vídeo gratuitas, mas também oferecem recursos como compartilhamento de tela, bate-papo e edição colaborativa de documentos. Conheça mais algumas e escolha qual a que se adapta melhor às necessidades da sua equipe.

1. Zoom

A Zoom Meetings se tornou uma das favoritas da quarentena graças ao suporte de reuniões com até 500 participantes e à praticidade: o administrador da reunião cria uma sala e envia um convite via e-mail ou link para os participantes, que não precisam ter conta no site. Basta acessar a URL e informar um nome para entrar.

Entre os recursos oferecidos estão bate-papo em tempo real, transferência de arquivos, controle de microfones, quadro de anotações, compartilhamento de tela e gravação das reuniões na nuvem. Mas vale lembrar: no modo gratuito, as reuniões em grupo têm duração máxima de 40 minutos.

2. Skype

O tradicional serviço de chamadas de áudio e vídeo permite (nas versões app e PC) organizar gratuitamente videochamadas com até 50 convidados, também através da criação de um link.

No Skype for Business é possível criar reuniões com até 250 usuários, participar de chats em tempo real e compartilhar e editar documentos integrados com seu Office 365.

3. Google Meet (Hangouts)

Conhecida anteriormente como Hangouts, a ferramenta do Google é gratuita e permite criar videoconferências com até 10 pessoas. É também a mais fácil de usar. Basta entrar no site, clicar em "Videochamada" e convidar os participantes por e-mail ou link. Ainda permite compartilhar a tela do computador e conversar com os outros membros da reunião em tempo real.

4. ezTalks

A versão gratuita da plataforma projetada para videoconferências corporativas permite reunir até 100 participantes em encontros com duração máxima de 45 minutos. Também tem chats privados e coletivos, compartilhamento de tela, anotações e enquetes em tempo real, desde que você baixe o programa.

5. Microsoft Teams

Outra opção da Microsoft, o Teams não é mais restrito a quem tem o pacote Office 365. A ferramenta oferece um plano gratuito que permite criar videoconferências com até 250 pessoas, além de guardar 10 GB de arquivos por equipe e mais 2 GB por usuário.

Entre os recursos, compartilhamento de tela e edição colaborativa de documentos Word, Excel, PowerPoint e OneNote - além de conectividade com aplicativos externos, como Trello e Evernote.

6. Join.me

Opção que permite fazer videoconferências direto no seu navegador. Basta se cadastrar e criar um link pessoal que funciona como sala de reuniões. Quem receber essa URL precisa apenas clicar, informar um nome e aguardar a aprovação do administrador.