Saúde

A DST que ninguém conhece, mas muita gente tem ? e pode causar infertilidade

16/11/15 - 09h11

A DST que ninguém conhece, mas muita gente tem – e pode causar infertilidade (Crédito: Ilustração)

A DST que ninguém conhece, mas muita gente tem – e pode causar infertilidade (Crédito: Ilustração)

Conhecida desde os anos 80, a Mycoplasma genitalium é a menor bactéria de vida independente conhecida, e pode causar inflamação na uretra do homem e no cérvix da mulher, sangramento depois do sexo, corrimentos e, se não for tratada, pode levar à infertilidade.

Segundo um estudo da Universidade de Washington, 94,4% dos homens e 56,2% das mulheres infectadas não sabe que porta a doença.

Os cientistas ainda não têm 100% de certeza de que ela é sexualmente transmissível, porém esta é considerada a maior possibilidade.

O estudo recente fornece ainda mais evidências para que a hipótese se confirme: a doença prevaleceu em quem tinha vários parceiros ou praticava sexo sem camisinha. Nenhuma infecção foi encontrada em quem nunca teve relações sexuais.

No total, 4507 pessoas fizeram parte do estudo. Dessas, 2,5% carregavam a bactéria, mas poucos já tinham experimentado algum sintoma além de sangramento depois do sexo.

A doença é tratável com facilidade, através de antibióticos. Mas o fato de poucas pessoas saberem da sua existência dificulta a melhora do paciente.