Alagoas

Ação da AMA estimula aperfeiçoamento das gestões

12/06/18 - 12h20
Ama

Através de um seminário de formação em finanças públicas e educação fiscal, a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – está oferecendo ferramentas para o aperfeiçoamento da administração municipal. A parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf-DF) do Ministério da Fazenda, através do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) e Secretaria de Fazenda do Estado de Alagoas é um dos projetos estratégicos do Ministério da Fazenda para compartilhar informações, esclarecimentos de dúvidas que garantam transparência pública e avanço na gestão financeira dos recursos públicos.

Ao abrir o evento, o presidente da Associação Hugo Wanderley considerou como de grande importância. Ao destacar que Alagoas hoje é referência em solidez fiscal no Brasil, lembrou da necessidade de capacitações permanentes para que os municípios absorvam essa filosofia , atuando com planejamento , consolidando bases para o desenvolvimento econômico e social visando o progresso e o bem estar da população.

Treinar e capacitar é o atual objetivo do Estado, garantiu o secretário George Santoro , ao anunciar o convênio firmado com a Escola de Contas do TCE e que vai oferecer cursos, já a partir do segundo semestre, para todos os municípios. Temas como programação financeira, captação de convênios e contabilidade básica, por exemplo, são necessidades identificadas pelo Tesouro Nacional e que precisam ser atacadas para que as cidades possam garantir mais recursos e prestar as informações contábeis de forma correta. Todos os cursos serão regionalizados para democratizar o acesso de todos.

O PNEF trabalha neste projeto com outros Órgãos da Fazenda Federal e da Administração Pública, como: Secretaria do Tesouro Nacional, Secretaria da Receita Federal do Brasil, Secretaria da Previdência, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

Também participaram da abertura do Seminário, os secretários estaduais de Planejamento, Gabinete Civil, conselheiro e diretor da Escola de Contas do TC, Otávio Lessa além de representantes da ESAF e palestrantes.

O evento continua até esta quarta- feira, no auditório da AMA .