Saúde

Adesivo promete queimar gordura sem você precisar fazer nada; entenda

Vix | 03/12/19 - 15h59
Reprodução

O sonho utópico de perder peso sem grandes esforços pode estar próximo de se tornar realidade. Um estudo preliminar feito com ratos em uma universidade de Singapura mostrou redução de massa gorda nos animais após utilizarem um adesivo composto por microagulhas, que ajudam a queimar gordura.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Nanyang (NTU), o método poderia ajudar a diminuir o número crescente de obesos no mundo, sem que seja necessário recorrer a intervenções cirúrgicas ou outros medicamentos com fortes efeitos colaterais.

Adesivo que ajuda a perder peso: como funciona?

A descoberta foi publicada na revista científica Small Methods. O método simula um funcionamento natural do organismo que acontece em bebês: utilizar a própria gordura do corpo para queimar energia.

Para instigar o corpo a fazer esse processo, os pesquisadores utilizaram microagulhas - mais finas que um fio de cabelo - biodegradáveis envoltas de uma cobertura adesiva. O adesivo deve ser pressionado sobre a pele por, no mínimo, dois minutos.

À medida que as agulhas se decompõem, elas liberam uma substância capaz de transformar a gordura branca, responsável pelo ganho de peso, em gordura marrom, que ajuda na queima de energia.

Até o momento, o adesivo, que foi testado apenas em laboratório, apresentou resultados favoráveis. Em quatro semanas, o método conseguiu reduzir em 30% o ganho de peso nos animais testados.

"Com as microagulhas incorporadas na pele dos ratos, as gorduras ao redor começaram a se tornar marrom em cinco dias, o que ajudou a elevar o gasto energético dos roedores, levando à redução do ganho de gordura corporal", afirmou o professor-assistente do experimento Xu Chenjie em comunicado da NTU.

Não foi informado quando o protótipo será testado em seres humanos.

Benefícios

O principal benefício do método está relacionado ao combate da obesidade, distúrbio que envolve excesso de peso que, segundo a Organização Mundial de Saúde, afeta mais de 1,9 milhões de adultos no mundo. O distúrbio está relacionado com o aumento de doenças cardíacas, vasculares, cerebrais e da incidência da diabetes tipo 2.

Por consequência da redução do peso, os ratos tratados com os adesivos também apresentaram queda nos níveis de colesterol e ácidos graxos no sangue em comparação com os outros animais.

Além do mais, como os adesivos já contêm a dose correta da substância a ser consumida pelo corpo, as chances de uma pessoa exagerar na dose ou ter acúmulo da substância em seus tecidos é eliminada.

"A quantidade de drogas que nós usamos nos adesivos é bem menor do que aquelas usadas em medicamentos orais ou injeções. Isso reduz o custo do produto, enquanto nosso design de liberação lenta minimiza seus efeitos colaterais", explicou o professor Xu.