Maceió

Adolescente é resgatada e reanimada após se afogar na praia em Riacho Doce

Erik Maia | 25/08/19 - 14h28 - Atualizado em 25/08/19 - 17h56
Cortesia Grupamento Aereo

Uma adolescente de 17 anos foi resgatada e reanimada após sofrer um afogamento, no começo da tarde deste domingo (25), na Praia de Riacho Doce, no Litoral Norte de Maceió. O trabalho de reanimação dos salva vidas do Corpo de Bombeiros foi fundamental para o resgate da vítima com vida.

De acordo com o capitão Dorea, piloto do Grupamento Aéreo que atendeu a ocorrência no helicóptero Falcão 02, Vitória Rosália Alves Souza estava sendo submetida a trabalho de reanimação quando a aeronave pousou.

“Esse trabalho dos salva vidas, somado ao tempo de resposta da nossa aeronave, que levou cinco minutos para chegar ao local, fizeram toda a diferença para o resgate. Eles mantiveram os procedimentos e nós tinhamos todo o aparato médico de uma UTI Móvel, além dos médicos e medicamentos”, explicou o capitão que é bombeiro militar.

(Cortesia Grupamento Aéreo)
(Cortesia Grupamento Aéreo)

Ainda de acordo com o piloto, Vitória foi entubada ainda na praia, antes mesmo de ser colocada no helicóptero. “Esta é a melhor forma de garantir a respiração de pacientes em casos como esse. No hospital as equipes têm como avaliar melhor se há possibilidade de retirada do equipamento”, explicou o capitão.

A assessoria de comunicação do Samu explicou que após a chegada da aeronave a equipe de saúde realizou os procedimentos de suporte avançado de vida durante 20 minutos. Uma ambulância, também do Samu, levou a paciente para o Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro do Trapiche da Barra.

A assessoria de comunicação do HGE informou que o estado de saúde da adolecente é considerado grave. Ela está internada na área vermelha do hospital, onde permanece sedada, entubada. A assessoria disse ainda que a jovem está inconsciente.