Saúde

AL: mais de 100 profissionais da saúde estão em tratamento médico hospitalar e cumprindo quarentena

Ana Carla Vieira | 12/05/20 - 16h12
Arquivo/Agência Brasil

O boletim epidemiológico da Sesau da última segunda-feira (11) revela que dentre as mais de cinco mil notificações de casos de coronavírus no estado, 1.554 foram de profissionais da saúde, o que representa um percentual de 27,1%. Diante desses números, o TNH1 procurou a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

As informações da secretaria são de que desde o início da pandemia até essa segunda-feira(11), 154 profissionais da Rede Pública de Saúde Estadual foram diagnosticados com a doença e, portanto, afastados dos seus postos de trabalho. Desse total, 102 ainda continuam longe do trabaho, em tratamento médico e cumprindo quarentena. Uma profissional da linha de frente morreu: Maria da Conceição, de 58 anos, que atuava do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

A Sesau disse que vem realizando a contratação emergencial de novos profissionais, para que os serviços ofertados não sofram solução de continuidade e novos leitos sejam abertos. 

Confira aqui o boletim epidemiológico completo com as informações.

Dados do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou no último dia 07 dados sobre a distribuição de médicos e enfermeiros no Brasil. Os números mostram que em Alagoas há 101 enfermeiros para 100 mil habitantes, o que faz o estado figurar no penúltimo lugar do ranking, perdendo apenas para o estado do Pará.

Já com relação ao número de médicos, no estado são 132 profissionais a cada 100 mil habitantes.

O coordenador de Geografia e Meio Ambiente do IBGE, Cláudio Stenner, explicou que o recomendável são 80 médicos generalistas por 100 mil habitantes. "Entretanto, esse parâmetro é válido para uma situação de normalidade. Neste momento de pandemia, essa recomendação deve ser relativizada, pois a demanda pelo sistema de saúde é maior”, disse Stenner.

EPIs

Questionada sobre a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em Alagoas, a Sesau afirmou que vem distribuindo os materiais regularmente em todas as unidades mantidas pelo Governo do Estado.

Confira a nota da Sesau, na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

AFASTAMENTO DE PROFISSIONAIS POR COVID-19 EM ALAGOAS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que desde o início da pandemia da Covid-19 até esta segunda-feira (11/05), 154 profissionais da Rede Pública de Saúde Estadual foram diagnosticados com a doença e, portanto, foram afastados. Do total, um evoluiu para óbito e 51 finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, estão recuperados da doença. Quanto aos demais, estão em tratamento médico hospitalar e cumprindo quarentena.

Com relação ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a Sesau informa que vem distribuindo regularmente em todas as unidades mantidas pelo Governo do Estado. No que diz respeito à falta de profissionais nas unidades de saúde, a Sesau ressalta que vem realizando a contratação emergencial de novos profissionais, para que os serviços ofertados não sofram solução de continuidade e novos leitos sejam abertos, como ocorrerá no dia 15 deste mês, quando o Hospital Metropolitano de Maceió será inaugurado e mais 130 leitos (100 clínicos e 30 de UTI) serão disponibilizados, visando atender, exclusivamente, pacientes com suspeita ou testados positivo para a Covid-19.

Morre primeira enfermeira vítima da covid-19 em AL

Na tarde desta terça-feira, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) divulgou a morte de Alaine Nascimento, que era técnica de enfermagem na Cooperativa dos Profissionais da Área de Atenção a Saúde de Alagoas (Coopsano).

Alaine: mais uma perda por conta da covid-19

Campanha

No mês que é comemorado o dia do enfermeiro (12 de maio) e do técnico de enfermagem (20 de maio), o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) lançou a campanha: “Nem anjos, nem heróis. Somos profissionais, somos enfermagem”. O intuito é mostrar que a união do profissional de enfermagem.

O presidente do Coren-AL, Renné Costa, explica que diante de todas essas situações, muitas vezes os profissionais de enfermagem são vistos como anjos e heróis, mas não são assim que eles se sentem quando não possuem Equipamentos de Proteção Individual, por exemplo.

A campanha convida profissionais a mostrarem o que mudou na vida profissional e pessoal durante a pandemia, além de políticos que se comprometem com esses profissionais. Os vídeos são exibidos nas redes sociais do Conselho. Através desses vídeos, o Coren-AL quer que a população veja que, apesar de não haver heroísmo, os profissionais estão dedicados e privados de muitas coisas nas suas vidas para salvar vidas.

“Muitas vezes os profissionais são vistos como ANJOS ou como HERÓIS e ainda querem nos fazer acreditar que somos desunidos. Mas não é assim que nos sentimos quando estamos trabalhando em equipe, também não nos sentimos heróis ou anjos quando chegamos em casa com medo de estar contaminado e contaminar quem a gente mais ama. Agradecemos os aplausos, sabemos que somos dignos deles, mas também queremos dignidade e condições de trabalho”, destacou.