Maceió
Prefeitura de Maceió vai aumentar frota de ônibus, reduzir comércio na orla e horários de mercados e feiras
Maceió: vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 79 anos segue este sábado
Carroceiros do Vale do Reginaldo recebem novo espaço para abrigar animais
Samu Alagoas atende mais de 1.400 chamados de casos de Covid-19 no primeiro bimestre do ano
Ecovia Norte vai ganhar linha de ônibus a partir deste sábado (06); confira trajeto e horários
Carros batem em cruzamento com semáforo intermitente no Centro de Maceió
Alagoas
Confira a previsão do tempo para o final de semana em Alagoas
Boletim da Sesau aponta 623 novos casos e 13 mortes por Covid-19 em Alagoas
Mercado de Trabalho
Alagoas tem o 3º maior salário de delegado do país; veja ranking por nacional
"Vacina Pirata, Não!”: Procon-AL reforça ação contra a venda ilegal de imunizantes pela internet
Visitas e entrega de alimentos a reeducandos estão suspensas a partir de sábado
Segurança Pública apreende mais de 640 quilos de drogas em AL em dois meses
Nordeste
Bombeiros resgatam filhotes de gato presos no interior de parede, em Fortaleza; vídeo
"Tem noites que eu não consigo nem dormir", diz governador do Ceará ao falar da pandemia
Nordeste encomenda 25 milhões de doses da Sputnik russa e quer comprar vacina do Butantan
Nova remessa com 102 mil doses de vacina contra a Covid-19 desembarca em Pernambuco
Avião com doses da vacina da Covid-19 bate em jumento que estava em pista de aeródromo da Bahia
Bebê engasgada é socorrida por policial militar em Fortaleza; vídeo
Polícia
Operação prende suspeitos de latrocínio e roubo a instituições financeiras
Falsa nutricionista é denunciada à Polícia Civil
Dois são presos com 108 comprimidos de Rohypnol e mais de 1,5 kg de maconha
Operação termina em prisão, apreensão de adolescente, armas, droga e celulares
Homem que esfaqueou a mãe e ameaçava a esposa é preso
Justiça
MP-AL pede prisão preventiva de acusados de matar taxista em Chã de Bebedouro
Televisão
Assessoria de Sarah: sister simpatiza com Bolsonaro, mas não o apoia
'Friends': Especial da série será filmado em abril, diz David Schwimmer
Gente Famosa
Leonardo presta homenagem ao amigo Passim: “Minha segunda voz na vida”
Fábio Jr. posta foto antiga e semelhança com Cleo impressiona
Transmissão de jogo de basquete tem pedido de casamento e ajuda de narrador
Neymar defende Sarah e Juliette após discussão no BBB 21: "Amor de amigo"
Mais uma vítima de tentativa de extorsão procurou a Polícia Civil de Alagoas para registrar Boletim de Ocorrência contra um criminoso que já teria tentado aplicar golpes em alagoanos desde o ano passado. A suspeita é de que o esquema envolve um presidiário de Porto Alegre, que está recluso desde 2018. Mais pessoas teriam relação com o crime e já estariam sendo identificadas pelas autoridades gaúchas.
O modo de operação do suposto grupo é basicamente o mesmo: o golpista entra em contato com a vítima como uma mulher, por aplicativo de mensagem, e tenta seduzí-la. Logo depois, a "mulher" diz que é menor de idade e uma pessoa, na maioria das vezes se apresentando como pai dela, aterroriza a vítima, com ameaças de denunciá-lo para a polícia.
Em sequência, o homem se passa por delegado e afirma que a vítima tem que depositar uma quantia em dinheiro para solucionar a situação. Ele acrescenta que a família pede um acordo para não expor a menina, e caso tenha a negativa da vítima, um boletim seria registrado na delegacia e poderia ocorrer a prisão.
A vítima que denunciou hoje, identificada como Marcos Vinícius, disse em entrevista à Rádio Pajuçara FM Maceió, que foi acusado de pedofilia pelo suposto pai da menor, mesmo sem ter avançado nas conversas com a falsa jovem. Em seguida, ele recebeu mensagem do golpista já como delegado do município de Canela-RS, e foi pedido R$ 3 mil para o tratamento da adolescente fictícia. Após o depósito, a vítima seria liberada.
"Primeiramente, comecei a ser agredido porque tentei me desconectar dele [com o pai da jovem], porque percebi que seria uma espécie de golpe, não tem ninguém no Rio Grande do Sul que eu tenha amizade. Sou pai de família, avô, e não faria isso, não é do meu comportamento", disse a vítima.
"Ele entrou no primeiro processo como uma menina, mas eu não dei conversa. E depois entrou com raiva, como um rapaz, já nessa violência. Dizendo que fui clonado, que eu sou um otário...", continuou.
Marcos afirmou que recebeu o contato do falso delegado hoje pela manhã e decidiu procurar a polícia. Áudios do suspeito, assim como imagens e prints das mensagens foram apresentados na Central de Flagrantes.
"O rapaz ficou com muita raiva porque não conseguiu dar sequência. Ele me ameaçou e falou que eu estava com o telefone clonado. Foi muito rude, muito violento nas palavras dele. Eu printei, salvei os áudios. Está tudo aqui. As fotos também, mas acho que não são verdadeiras. Aí hoje pela manhã, vem um delegado do Rio Grande Sul também me extorquir, pedindo R$ 3 mil, para que a menina, que não tive contato nenhum, fosse internada numa clínica", contou.
A vítima explicou ainda que o golpista inicialmente se apresentou como Yasmin, a jovem que tentou seduzi-lo, porém acabou sendo ignorado por ele. O nome do delegado usado pelo criminoso realmente existe, e também é do Rio Grande do Sul. Mas, o verdadeiro delegado já foi contatado e tenta provar que não tem envolvimento com o crime.
"Tive uma sensação de raiva, de impotência. O cara do outro lado do país extorquindo, inventando uma situação que não me cabe", lamentou Marcos.
A vítima foi orientada pelos agentes de plantão a procurar a delegacia de Fernão Velho para denunciar o crime.
Crimes contra alagoanos
Até novembro de 2020, três pessoas que moram em Alagoas haviam procurado a polícia para relatar o crime. Dezenas de casos semelhantes também foram registrados no Sul do país.
De acordo com o delegado Robervaldo Davino, à época, o criminoso estava recluso num presídio de Porto Alegre e inicialmente se passa por uma mulher para tentar seduzir a vítima por meio de aplicativo de mensagens.
Após ganhar a confiança dela, o presidiário envia fotos do corpo de mulher para o homem, sem mostrar o rosto. Logo depois, o golpista se identifica como menor de idade e, nesse momento, simula que o pai da jovem pegou o celular e começa a tentar extorquir o homem.
Davino confirmou que tanto ele quanto as outras duas pessoas que tiveram contato com o bandido não chegaram a ser extorquidas.