Brasil

Alagoas e mais sete estados têm queda de óbitos por Covid; média móvel do Brasil continua estável

Extra | 20/07/20 - 11h24
Foto: Itawi Albuquerque / TNH1

Oito estados brasileiros apresentaram uma tendência de queda nos números de mortes pela Covid-19, conforme aponta a análise deste domingo da média móvel de óbitos. O país, porém, se mantém estável, com mais de mil pessoas morrendo por dia — entre os dias 12 e 19 deste mês, a média de óbitos registrados foi de 1.055. Isso acontece pelas diferenças de estágio da pandemia no território brasileiro. Oito unidades federativas estão com uma tendência de alta e 11 estão em estabilidade.

As regiões em que a pandemia do novo coronavírus continua avançado são o Sul e o Centro-Oeste; elas têm, respectivamente, uma alta de 71% e 19%. Os estados que apresentam a mesma tendência são: Santa Catarina (138%), Rio Grande do Sul (73%), Paraná (44%), Tocantins (39%), Goiás (38%), Mato Grosso do Sul (36%), Minas Gerais (34%) e Distrito Federal (21%). Santa Catarina, o estado com a maior ascensão da doença teve, nos últimos sete dias, uma média diária de 28 mortos; o que, em comparação as semanas anteriores, indica um aumento no número de óbitos.

Em direção oposta, isto é, que vêm apresentando uma queda nos óbitos, estão: Roraima (-62%), Rio Grande do Norte (-34%), Ceará (-30%), Amazonas (-25%), Sergipe (-21%), Alagoas (-18%), Rio de Janeiro (-18%) e Rondônia (-16%). Vale ressaltar, porém, que nem Rondônia nem Roraima divulgaram o balanço de mortes neste domingo. A tendência de queda também não significa um número baixo de pessoas morrendo diariamente. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem registrado uma média de 100 óbitos por dia.

Apesar desses oito estados terem uma tendência decrescente, nenhuma região do país ficou em queda neste domingo. Sudeste, Nordeste e Norte estão em estabilidade, o que quer dizer que não tiveram uma variação nos números superior a 15%, tanto para baixo quanto para cima. Estão na mesma situação os seguintes estados: São Paulo (8%), Paraíba (7%), Pará (4%), Maranhão (3%), Mato Grosso (2%), Bahia (-1%), Pernambuco (-1%), Piauí (-5%), Amapá (-6%), Acre (-11%) e Espírito Santos (-11%).

A média móvel leva é um cálculo do número de mortes entre o dia e os seis anteriores. Ela é comparada com a média de 14 dias antes para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado por exemplo pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.