Alagoas

Alagoas mantém 85% de ocupação de UTIs para Covid; Maceió chega a 89%

Redação TNH1 | 22/03/21 - 18h45
Márcio Ferreira / Agência Alagoas

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 em Alagoas segue acima dos 80% mesmo após a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) ter ampliado a quantidade de leitos na semana passada. Os dados do relatório de ocupação diária desta segunda-feira, 22, mostram que o interior diminuiu a ocupação para 80%, mas a capital Maceió voltou a se aproximar dos 90%.

Dos 367 leitos de UTI para Covid em Alagoas, 313 estão com pacientes em tratamento, o que resulta em 85% de ocupação no estado. Em Maceió, 192 leitos dos 215 disponíveis estão ocupados. No interior, dos 152 leitos, 121 estão sendo utilizados. 

Em relação aos números gerais da rede hospitalar estadual, que também inclui leitos contratualizados, dos 1.185 leitos disponibilizados para Covid, 805 estão com pacientes, totalizando 68% de ocupação. Veja o comparativo entre ontem e hoje. 


Dados mostram que houve ligeira queda no número de internações entre o domingo e esta segunda-feira, mas ocupação segue acima dos 80%
(Foto: Reprodução / alagoascontraocoronavirus.al.gov.br/)

A rede privada hospitalar também tem sentido a pressão com o aumento de casos e internações. No domingo, 21, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital do Coração, duas das principais referências hospitalares da rede privada na capital, atingiram lotação máxima dos leitos de UTI

O diretor médico da Santa Casa de Maceió, Artur Gomes Neto, informou que nesta segunda-feira, 22, o hospital tem 77 pacientes internados com Covid-19. Destes, 34 estão na UTI. Com o uso de 100% da capacidade de atender e tratar novos casos da doença, o atendimento de pessoas com sintomas de síndromes gripais segue suspenso na Emergência 24h por tempo indeterminado.

Já o Hospital do Coração atualizou a informação hoje, disse que 96% dos leitos clínicos e de UTI exclusivos para Covid estão ocupados, e que também estão em uso 70% dos leitos clínicos para pacientes sem ser Covid. Com isso, a emergência foi reaberta nesta segunda. 

Observatório faz alerta

Mais cedo, o levantamento do Observatório Alagoano de Políticas Publicas para o Enfrentamento da Covid-19, ligado a Universidade Federal de Alagoas, apontou que os números de casos e mortes semanais no estado continuam crescendo e se aproximam dos observados no pico da doença, no ano passado.

Isolamento social

Segundo os dados da empresa InLoco, que faz a medição diária dos índices de isolamento social, Alagoas teve o quarto melhor índice do Nordeste nesse fim de semana, o primeiro com todo o estado de volta à Fase Vermelha no cumprimento do decreto estadual em vigência.