Turismo

Alagoas recebe certificação turística Bandeira Azul; Selo desembarca na Praia do Patacho na sexta-feira (10)

Secom Alagoas | 07/12/21 - 22h18
Lucas Meneses / Reprodução

O selo sustentável internacional Bandeira Azul, conquistado pela Praia do Patacho, em Porto de Pedras, desembarca em Alagoas nesta sexta-feira (10), com a chegada de gestores do programa para a solenidade de hasteamento da bandeira, que irá contar com participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, e do prefeito da cidade, Henrique Vilela.

Além da solenidade de hasteamento da bandeira, que irá acontecer na sexta-feira, às 10h, na praia do Patacho, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a prefeitura de Porto de Pedras, entrega, na quinta-feira (9), às 16h, kits padronizados para os prestadores de serviço turísticos da região.

Composto por camisas UV, mochila, bonés e lixeiras – todos com uma comunicação visual padronizada, que usa as cores azul e branca, com o selo do Bandeira Azul e a logomarca da praia do Patacho – os kits tem como objetivo padronizar os serviços prestados, levando mais conforto aos trabalhadores, turistas e visitantes da região.

“É com muita alegria que vamos receber os gestores do selo Bandeira Azul para fazer a solenidade de hasteamento na belíssima praia do Patacho. E é com enorme satisfação que entregamos os kits para os trabalhadores da região – são barqueiros, bugueiros, barraqueiros e diversos outros profissionais que atuam na praia. O material traz mais qualidade ao trabalho dos prestadores de serviço do Patacho, além de proporcionar maior conforto e segurança aos turistas e visitantes que estão na região, elevando ainda mais o padrão de qualidade da praia, que já é destaque no cenário nacional e internacional” afirma o secretário Marcius Beltrão.

Com critérios rígidos, o programa Bandeira Azul estabelece que praias com sua certificação devem ter atividades de educação ambiental a moradores e turistas, informações sobre a qualidade da água disponíveis aos usuários, além de dados dos ecossistemas locais e fenômenos naturais, incluindo código de conduta que reflita as leis e normas relativas ao uso da praia. Durante a fase piloto, foi feito um acompanhamento semanal na praia do Patacho quanto aos critérios exigidos pelo programa, com recolhimento de amostras da água com regularidade para conferência de sua qualidade.