Saúde

Alagoas recebe mais 114.110 doses de vacina contra a Covid-19 nesta quinta (26)

Agência Alagoas | 26/08/21 - 12h12
Carla Cleto/Agência Alagoas

O Governo de Alagoas recebe, na tarde desta quinta-feira (26), nova remessa de doses da vacina contra a Covid-19. Desta vez são 114.110 doses de imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde (MS), sendo 63.800 da CoronaVac e 50.310 da Pfizer. Após a chegada a Alagoas, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A retirada das vacinas por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) acontece somente depois que o PNI realizar o cadastro dos imunizantes.

Para fazer a retirada, as SMSs devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com . Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com .

Avanço – O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, que está próxima de completar a imunização dos adultos com a primeira dose, em todos os municípios alagoanos. Com isso, Alagoas passa a vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos.  

O avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 também vem contribuindo para a diminuição da ocupação hospitalar, assim como para o declínio da curva de contágio do novo coronavírus. “Mas precisamos continuar atentos ao calendário de vacinação, tanto para a primeira quanto para a segunda dose, para que o Estado volte à normalidade”, afirma o gestor.

Balanço – Até esta quinta-feira (26), Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 3.298.140 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 2.924.445 doses de vacinas para os 102 municípios. Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.482.575 doses. Deste total, 1.710.495 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 772.080 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).