Alagoas

Alagoas tem 50% da população adulta completamente imunizada contra a Covid-19

Percentual está acima da média do Nordeste

Agência Alagoas | 07/10/21 - 08h33 - Atualizado em 07/10/21 - 09h11
Carla Cleto / Sesau

Alagoas já vacinou 50% da população adulta com as duas doses do imunizante contra a Covid-19 ou com o imunizante de dose única, ou seja, metade dos alagoanos com 18 anos ou mais completou o primeiro ciclo vacinal. Esse número representa 1.187.398 pessoas. Apesar disso, a população alagoana deve continuar seguindo as restrições sanitárias e o protocolo de distanciamento social.

A média de pessoas com o esquema vacinal completo em Alagoas está acima da média do Nordeste, que é de 46,69%. Completando esse primeiro ciclo vacinal, os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) devem tomar a dose de reforço ou a dose adicional da vacina. Tomam a dose de reforço os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais de saúde que já completaram o esquema vacinal há seis meses. E devem tomar a dose adicional os imunossuprimidos que já completaram o esquema vacinal há 28 dias.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas em Alagoas o imunizante Janssen, AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. Ao todo somam-se mais de 3,2 milhões de doses aplicadas no Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o avanço da vacinação e pede para que a população não deixe os cuidados de lado. “Mesmo com o avanço da vacinação, precisamos higienizar bem as mãos, usar máscara e respeitar o distanciamento social, porque a pandemia ainda não acabou”, alertou.

Balanço – Até agora Alagoas recebeu, do Ministério da Saúde (MS), 4.357.435 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já distribuiu 3.795.999 doses de vacinas para os 102 municípios.

Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 3.299.141 doses. Deste total, 2.099.352 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 1.187.398 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).

É preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:

- Use máscara ao sair de casa;

- Respeite os protocolos de distanciamento social;

- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;

- Evite tocar os olhos, nariz ou boca;

- Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;

- Fique em casa se você se sentir indisposto;

- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.