Interior

Alagoas tem as primeiras festas de São João canceladas por causa das chuvas

TNH1 com Assessoria | 26/05/22 - 15h26
Secom Jequiá

A Prefeitura de Jequiá da Praia decretou, nesta quinta-feira (26), situação de emergência no município devido às fortes chuvas que estão atingindo o município desde a última terça-feira (24). Além disso, a Prefeitura decidiu cancelar as festas juninas, que estavam previstas para começarem no dia 3 de junho. Em Feliz Deserto, a decisão da prefeitura foi a mesma e as festas foram canceladas. 

De acordo com o prefeito Felipe Jatobá, de Jequiá, a prioridade da gestão é cuidar dos jequiaenses. “Desde o primeiro momento a nossa equipe técnica está em campo, fazendo levantamentos e indo até as localidades mais atingidas para minimizar os danos causados às famílias jequiaenses. Acreditamos que no momento não temos clima para festividades, priorizando sempre o acolhimento, o bem-estar e a segurança da nossa gente”.

Veja imagens de Jequiá:

(Secom Jequiá)
(Secom Jequiá)
(Secom Jequiá)
(Secom Jequiá)

De acordo com o Decreto Nº 19/2022 está autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do COMPDEC de Jequiá da Praia nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas. 

A determinação tem como base o artigo 5º da Constituição Federal, que autoriza as autoridades administrativas e os agentes de proteção e defesa civil, diretamente responsável pelas ações de resposta aos desastres adentrar em residências para prestar socorro, determinar evacuação do loca, e utilizar de propriedade particular para assegurar o bem-estar das pessoas atingidas. O decreto entra em vigor a partir da data de publicação.

Veja a nota da AMA sobre o cancelamento das festividades:

"Neste momento, todas as atenções da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) estão voltadas para auxiliar os municípios com danos estruturais, como também a assistência para famílias desabrigadas. Essa ajuda acontece junto com as comissões de Defesa Civil. Por isso, ainda não há recomendação da Associação sobre as festividades juninas. Já que isso é uma decisão individual de cada gestor, de acordo com a situação do município, em relação aos danos causados pelas fortes chuvas. Como isso se trata de desastre natural, o ideal é que os municípios aguardem o posicionamento conjunto dos órgãos de proteção e Defesa Civil para, assim, ter uma decisão embasada a partir da meteorologia. A Entidade acompanha caso a caso para oferecer o suporte necessário aos municípios. Afinal, toda população foi surpreendida com o volume de chuvas, acima do normal para quadra chuvosa, e continuamos em regime de plantão permanente".