Saúde

Alagoas tem menos de 30% do público infantil vacinado contra a Covid-19

TNH1 | 11/06/22 - 07h00
Baixa adesão da vacinação contra a Covid para crianças preocupa a Secretaria de Estado da Saúde | Foto: Arquivo / Secom Maceió

Com apenas 67,61% da população geral vacinada com as duas doses, Alagoas sofre também com a baixa adesão da vacinação infantil contra a Covid-19. 

Conforme dados do vacinômetro, somente 100.085 crianças entre cinco e 11 anos, isto é, 27,56% do público estimado, tem o esquema completo de imunização contra o Coronavírus. 

Na quinta-feira (9), o Grupo Técnico da sala de situação da Covid-19, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), se reuniu para avaliar o cenário da pandemia no estado. "As principais preocupações do grupo técnico giram em torno da cobertura vacinal, especialmente entre as crianças de 5 a 11 anos, onde menos de 30% foram vacinadas com as duas doses da vacina", informou a Sesau. 

O cenário epidemiológico, no entanto, está sob controle e sendo monitorado, de acordo com Sesau. "Foram avaliados os dados dos boletins diários da doença, onde ficou constatado que Alagoas não possui situação de alerta em relação ao novo coronavírus", reforçou a pasta.

Segundo a Sesau, o grupo leva em consideração número de casos, de internações e de óbitos por Covid-19 entre as semanas epidemiológicas. Também são analisadas a cobertura vacinal, a sazonalidade do vírus e o uso de máscara em locais obrigatórios, de acordo com o último decreto estadual sobre distanciamento social, divulgado em 15 de março deste ano.

"Foi possível detectar que em Alagoas a situação atual está sob controle com relação ao novo coronavírus. Isso porque, até a última semana epidemiológica, não há repercussão nos óbitos, apesar de um leve aumento no número de testes positivos no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), o que já era esperado em razão da sazonalidade do vírus nesta época de chuva", diz a Sesau.