Alagoas

Alagoas vai capacitar mais de 700 estudantes aprovados no "Pontapé" para o mercado de trabalho

Agência Alagoas | 09/08/21 - 08h52
Minne Santos

Preparar jovens para o mercado de trabalho e contribuir com o crescimento pessoal e profissional de cada um. É com esse objetivo que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), está capacitando jovens e adultos aprovados no Programa de Estágio Pontapé. A ideia é estimular a integração, fomentar a troca de conhecimentos sobre a gestão pública e capacitá-los para o início das jornadas de trabalho nos órgãos estaduais.

De acordo com Hugo Felipe da Silva, coordenador de Formação do Pontapé e um dos idealizadores do momento, essa é uma excelente oportunidade de formar esses alunos e dar uma base para que ingressam no Poder Executivo entendendo o funcionamento e as principais ferramentas que passarão a fazer parte do dia-a-dia de cada um deles. 

“A grade do curso de formação foi pensada com o objetivo de fornecer, além dos conhecimentos básicos sobre a Gestão Pública, também proporcionar reflexões sobre o comportamento no ambiente do trabalho, desenvolvendo competências socioemocionais para o início do estágio. Haverá também um módulo vivencial, apresentando o Sei! e outro inspiracional, recebendo antigos estagiários que hoje estão efetivados no governo”, explica Hugo.

A capacitação, que tem duração de uma semana e está reunindo turmas com 80 alunos por vez, aborda temáticas que buscam engrandecer e motivar futuras experiências dentro do governo. Segundo a ementa do curso, os alunos terão uma verdadeira imersão em temas como marketing pessoal, ética e direitos humanos aplicados à gestão pública. Além de uma introdução à administração no setor público e um momento vivencial e inspiracional com profissionais que obtiveram sucesso na carreira tendo o estágio como ponto de partida.

Para Giseldo Raimundo Elias, aluno de Direito e aprovado para estagiar no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), tanto a capacitação quanto o Programa são iniciativas louváveis, principalmente por expandir a oferta de estágio para públicos que, historicamente, não possuíam chances como essa de ingressar em um dos órgãos do setor público.  

“Eu queria realmente agradecer muito esse olhar do governo e a criação de um programa como esse. A gente não tinha esse tipo de oportunidade antes, eu não acreditava que teria essa chance. Inclusive, já havia tentado estágios em outros modelos e formatos, mas sempre foi bastante difícil. Hoje, fico muito feliz por essa porta ter sido aberta para jovens que, assim como eu tive um dia, têm dificuldades para acessar o mercado de trabalho. Desde já, eu acredito que o aprendizado será muito rico e poderemos colocar em prática tudo aquilo que a gente vem aprendendo diariamente na faculdade. Essa inclusão é importante, é algo maravilhoso”, conta Giseldo.

Ainda de acordo com o coordenador de Formação do Pontapé, a meta é capacitar nesses próximos meses os mais de 700 aprovados no programa, desenvolvendo nos participantes competências socioemocionais imprescindíveis ao mundo do trabalho e, ainda, fomentando políticas públicas pautadas em diversidade, equidade e inclusão. 

“Esse programa é inovador e o mais importante: quebra paradigmas e democratiza o acesso daqueles que tinham dificuldades em conseguir dar os primeiros passos na escalada profissional. Com essa capacitação e as experiências que serão vividas no setor público, vamos ajudar esses jovens e adultos a construírem, junto com a gente, um futuro cheio de oportunidades. Sem dúvidas, o Pontapé veio para ficar e acelerar o desenvolvimento do nosso estado, é um projeto feito por muitas mãos e que tem nos dado muito orgulho”, explica o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos.

CICLO DE OPORTUNIDADES

Desenvolvida pela Seplag, o Programa Pontapé visa estabelecer procedimentos padronizados de recrutamento que possibilitem a descoberta de talentos para o serviço público local. Enquanto política afirmativa e visando a universalização das vagas ofertadas, a iniciativa prevê que cada processo seletivo oferte cerca de 80% das oportunidades para Pessoa com Deficiência (PcD), para inscritos no CadÚnico e para aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou na privada com bolsa integral. 

Para saber mais sobre o projeto, acesse pontape.al.gov.br