Saúde

Alagoas vai receber mais 34 mil doses de vacina e nova faixa etária de idosos será contemplada

Eberth Lins | 05/02/21 - 10h15
Foto: Itawi Albuquerque / TNH1

Neste final de semana, Alagoas vai receber 34 mil novas doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pela companhia biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan.

O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho, por meio das redes sociais, que adiantou possibilidade a ampliação do Plano Estadual de Imunização, desta vez com a disponibilização de vacinas para idosos de 84, 83 e, talvez, 82 anos.

Segundo o governador, o processo de vacinação em Alagoas se destaca como um dos mais ágeis do Brasil. "Já vacinamos mais de 60 mil pessoas, praticamente todos os idosos acima de 85 anos e praticamente todos os profissionais da linha de frente. Com essas novas doses, vamos seguir vacinando os profissionais da linha de frente e também vacinar mais idosos", informou o governador acrescentando que ao longo desta sexta-feira (05) deve anunciar a nova faixa etária que será contemplada.

Renan Filho disse ainda que para a divulgação da próxima etapa será considerado a quantidade de doses e capacidade de imunização. "Com essas 34 mil doses vamos seguir vacinando profissionais de saúde, mas vamos dizer que destinemos 20 mil doses para vacinar idosos, então vamos pegar a faixa etária dos idosos que dê exatamente essa quantidade de vacinas", detalhou o governador.

Aumento de internações 

Durante o comunicado, o governador também se mostrou preocupado com o numero de internações causadas pela Covid-19. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nas últimas 24 horas foram registradas 42 internações de pacientes com Covid-19. O numero representa o dobro da média diária dos últimos dias.

"É fundamental que as pessoas entendam que esse vírus sofre mutações, se adequa ao ambiente  e acomete pessoas de maneira mais grave e contagiosa. Todo mundo precisa colaborar, compreender que estamos próximos da vacina. Temos que manter distanciamanrto, lavar as mãos, usar a máscara para que a gente evite o aumento do contágio e consiga superar essa pandemia", alertou o governador.