Alerta máximo: chuva deve continuar com rajadas de ventos em regiões de Alagoas

Publicado em 30/06/2025, às 13h26
Quadra chuvosa em Alagoas - Theo Chaves / TNH1
Quadra chuvosa em Alagoas - Theo Chaves / TNH1

por Paulo Victor Malta

Publicado em 30/06/2025, às 13h26

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) disparou, no início da tarde desta segunda-feira, 30, o alerta máximo meteorológico para persistência de chuvas com rajadas de ventos em quase todas as regiões de Alagoas.

Os dados são da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL), que monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo.

"As rodadas mais recentes desses modelos indicam a persistência de chuvas que devem elevar os acumulados, acompanhadas por rajadas de vento para as regiões ambientais da Zona da Mata, Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Baixo São Francisco e Agreste no decorrer desta segunda-feira (30/06/2025). Nas demais regiões, também há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada neste período", diz o alerta.

Segundo a Semarh, há risco de novos pontos de alagamento, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana e elevação dos rios e lagoas. O risco de deslizamento em áreas de encosta permanece elevado. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

"A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, sobre o Oceano Atlântico na costa leste da região Nordeste do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis pode gerar rajadas de vento de intensidade moderada. Há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas. Atenção especial para as regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos".

Rios e lagoas

O aumento dos níveis de lagoas e de rios deixou municípios do interior alagoano em estado de alerta, com o transbordamento ou risco de transbordo causado pelas fortes chuvas.

Mais chuvas

Maceió e outros 53 municípios alagoanos estão inseridos no alerta amarelo de perigo potencial de chuvas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com validade até às 23h59. O aviso de acumulado de água foi renovado e ampliado para este último dia do mês de junho.

Gostou? Compartilhe