Alagoas

Algás lança 3ª edição do projeto “Arte no Prato” e homenageia profissionais da saúde

Assessoria | 23/11/21 - 16h24

Que tal um bom pretexto para visitar os melhores restaurantes da cidade, saborear novas receitas e ainda levar para casa, de presente, uma obra de arte assinada por alguns dos mais talentosos artistas alagoanos ou radicados em Alagoas? Este é o convite que a Algás, Distribuidora alagoana de gás natural, faz ao público a partir desta semana com o lançamento da 3ª edição do Arte no Prato, maior projeto artístico-gastronômico já realizado no Estado.

Em edição limitada, a nova coleção de pratos de porcelana vem dessa vez inspirada pelo tema “Energia para Superar” – uma análise acerca dos ensinamentos que tivemos com a pandemia do Covid-19, reconhecendo também o esforço de recuperação de todo o segmento gastronômico, um dos mais afetados durante o período de isolamento. Além disso, o projeto realizou uma homenagem aos profissionais de saúde, que trabalharam na linha de frente da pandemia de Covid-19.

Quinze restaurantes clientes da Algás e de diferentes especialidades foram convidados a criar receitas inéditas para esta edição do projeto, que serviram de inspiração para oito artistas visuais desenvolverem as ilustrações exclusivas reproduzidas nos pratos. O resultado pode ser conferido em delícias gastronômicas e visuais como o Peixe à Terra e Mar, do chef Jonatas Moreira, do Akuaba, ilustrado pela artista Myrna Maracajá; a Moqueca da Terrinha, do chef Vitor Generoso, do Divina Gula, ilustrada por Weber Bagetti, e o Sol das Alagoas, do chef Wanderson Medeiros, interpretado por Lula Nogueira, entre outros. 

Para garantir um dos pratos, basta consumir nos restaurantes participantes a receita criada para o projeto a partir do dia 25/11, enquanto durarem os estoques. Profissionais da saúde devidamente identificados levarão ainda de presente um segundo prato, criado pelo artista visual Weber Bagetti especialmente para a homenagem. 

Lançado em 2015, o Arte no Prato foi idealizado como um reconhecimento da Algás à cultura e à gastronomia alagoana, assim como aos estabelecimentos que fazem uso do gás natural em suas cozinhas, fonte de energia que garante não só mais economia, como também praticidade, segurança  e conforto para estabelecimentos comerciais e residências. 

Além da valorização da arte e da gastronomia, o projeto Arte no Prato possui também uma contrapartida social: ao aceitar o convite para participar do projeto, cada um dos restaurantes fez a doação de 10 cestas básicas que foram encaminhadas a instituições sociais de Maceió. 

“Esta é mais uma das ações que integram as práticas cotidianas de sustentabilidade adotadas pela Companhia, que mantém como uma de suas principais políticas o selo ‘Adotei o Natural. Abracei o Social’”, explica José Ediberto de Omena, diretor presidente da Algás. “Estamos muito felizes por proporcionar aos alagoanos mais uma edição deste projeto pelo qual temos especial carinho, que este ano contou também com uma homenagem aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente contra a Covid-19”, diz. 

O lançamento do projeto será realizado nesta quarta-feira (24/11), em um coquetel para convidados no foyer do Centro de Convenções Ruth Cardoso, no Jaraguá, às 19h30, com a exposição das obras criadas para o Arte no Prato, contando com a presença dos artistas e chefs de cozinha participantes do projeto, além de representantes da ALGÁS e de autoridades. 

Confira a terceira coleção Arte no Prato Algás:

Prato em homenagem aos profissionais da Saúde

Disponível em todos os restaurantes do projeto Arte no Prato

Artista: Weber Bagetti


Peixe à Terra e Mar

Chef: Jonatas Moreira (Akuaba)

Artista: Myrna Maracajá


Polpetas da Nieta

Chef: Breno Gama (Armazém Guimarães)

Artista: Lula Nogueira


Peixe do Sol

Chef: Victor Barros (Bicho do Mar)

Artista: Persivaldo Figueirôa


Chiclete de Carne do Sol ao Nosso Encontro

Chef: Herlly Dias (Bodega do Sertão)

Artista: Myrna Maracajá


Carne de Sol Que Cura

Chef: Caruaru (Caruaru)

Artista: Suel Damasceno


Moqueca da Terrinha

Chef: Vitor Generoso (Divina Gula)

Artista: Weber Bagetti


Camarão Grelhado com Calda da Reinvenção

Chef: Maikel Brumatti (Imperador dos Camarões)

Artista: Sagaz


Risoto da Leveza

Chef: Edson Barbosa (Janga)

Artista: Persivaldo Figueirôa


Polpetone da Família

Chef: Débora Góes (Lilo Bistrô)

Artista: Rosa Piatti


Polvo ao Movimento dos 7 Mares

Chef: Breno Gama (Maria Antonieta)

Artista: Sagaz


Camarão Veraneio

Chef: Thiago Falcão (Mestre Cuca)

Artista: Suel Damasceno


Sol das Alagoas

Chef: Wanderson Medeiros (Picuí)

Artista: Lula Nogueira


Arroz a Todo Vapor

Chef: Ricardo Arroz (Pig Pork)

Artista: Marta Emília


Camarão Aconchego

Chef: Equipe Rustik (Rustik)

Artista: Marta Emília


Massa Sabor de Casa

Chef: Almir Ribeiro (Santorégano)

Artista: Rosa Piatti