Nordeste

Alicativo de transporte para público LGBT chega ao Recife

150 motoristas já estão cadastrados

Jornal do Commércio | 15/12/19 - 10h34
Reprodução / Bora Pride

A Região Metropolitana do Recife ganha, a partir deste sábado (14), um aplicativo de transporte voltado para garantir a segurança e combater o preconceito contra o público LGBTQIA+. Após constatar diversos relatos e depoimentos de casos de preconceito, agressões verbais e até mesmo físicas relacionadas a homofobia, os empresários Alexandre Rodrigues, Gilvan Ribeiro e Paulo Rodrigues decidiram desenvolver o Bora Pride, lançado nacionalmente em 1º de dezembro na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O app tem normas e condutas que têm a proposta de tornar as corridas mais seguras. Para isto, todos os motoristas cadastrados passam por um treinamento específico, que tem o objetivo de melhorar o tratamento de todos os públicos, especialmente da comunidade LGBT.

“O Bora Pride foi criado justamente para dar segurança este público. No entanto, não são pessoas que fazem parte da comunidade LGBT que podem usar o aplicativo. Abrangemos todas as pessoas que queiram andar com o aplicativo, com motoristas treinados especificamente para tratar todas as pessoas com respeito, independentemente da sua orientação sexual”, explica Paulo Rodrigues, sócio administrativo da empresa que desenvolveu o aplicativo.

No Recife
A pesar de o Bora Pride estar sendo lançado no Recife neste sábado, a empresa já possui cerca de 150 motoristas cadastrados e treinados na cidade, aptos para circular pela Região Metropolitana. De acordo com Paulo, a expectativa para a capital pernambucana é muito boa e o grupo de sócios acredita que, em dentro de três meses, a empresa tenha na capital no mínimo 1 mil condutores cadastrados. “Por incrível que pareça, 50% dos motoristas que estão aderindo já estão em outros apps. Só  que estamos verificando que os motoristas novatos tinham vontade de trabalhar nas plataformas já existentes, mas tinham medo de ser agredidos ou de sofrerem preconceito. Agora, todo mundo pode dirigir por meio do nosso app, ganhando sua renda com segurança”, garante Paulo. Os preços das corridas são acessíveis e compatíveis com as demais plataformas do mesmo ramo. O pagamento pode ser realizado em dinheiro ou também no cartão.

Em termos de disponibilidade, o Bora Pride já pode ser baixado por quem tem celular baseado no sistema operacional Android. Para os usuários do iOS, o aplicativo será disponibilizado em breve. O motorista que quiser se cadastrar pode se inscrever ao baixar o aplicativo para condutores pelas redes sociais ou pelo site http://borapride.com.br