Ciência

Alternativa à vasectomia, gel contraceptivo masculino é aprovado em testes com macacos

10/02/17 - 22h45
Reprodução

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluíram, com sucesso, testes em macacos de um novo tipo de contraceptivo masculino em formato de gel.

Segundo os especialistas, o medicamento não tem contraindicações e não modifica a produção de hormônios masculinos.

O gel foi aplicado em 16 macacos machos adultos, 10 dos quais já tinham sido pais. Os animais foram monitorados durante uma semana com o remédio e liberados em seguida com fêmeas férteis.

O acasalamento ocorreu, mas nenhuma das fêmeas ficou grávida ao longo do estudo, que incluiu dois períodos de reprodução completa para alguns animais.

Chamada de Vasalgel, a substância é injetada no canal que leva os espermatozoides ao pênis e bloqueia sua passagem - a exemplo do que ocorre na vasectomia.

Segundo os especialistas, o gel pode funcionar por até 10 anos.

Os médicos disseram que querem iniciar testes em humanos nos próximos anos. Se aprovado, o novo método será o primeiro novo contraceptivo masculino a chegar ao mercado em muitas décadas.

Contraceptivo masculino

Atualmente, homens têm duas opções principais de contraceptivo - a camisinha (que também previne doenças) ou a operação de esterilização - a vasectomia - para bloquear o caminho dos espermatozoides ao pênis.

Os especialistas afirmam que o Vasalgel tem a vantagem de poder ter seu efeito revertido com uma simples injeção de bicarbonato de sódio nos mesmos canais.

Em teoria, essa outra injeção deve dissolver o gel - o que funcionou em testes iniciais com coelhos. Pesquisadores, no entanto, ainda têm de provar o mesmo efeito em macacos e no homem.

A vasectomia pode ser reversível, mas a operação é complicada e não tem garantia de sucesso.

A ideia do Vasalgel não é nova. Outro experimento semelhante com gel contraceptivo masculino também está sendo testado em homens na Índia. A diferença é que o Vasalgel não foi projetado para desabilitar o espermatozoide - como é o caso do outro gel, batizado de RISUG.