Interior

Ambulantes fecham a AL-101 Norte em protesto contra proibição de trabalhar na Praia de Antunes 

Eberth Lins | 21/08/20 - 10h41 - Atualizado em 21/08/20 - 11h30
Foto: Maceió 40 Graus

Trabalhadores ambulantes fecharam a AL-101 Norte, em Maragogi, na manhã desta sexta-feira (21).

Eles protestam contra a proibição de comércio na Praia de Antunes, uma das mais procuradas na região pelos turistas. Com o protesto, o trânsito ficou parado e um grande congestionamento de veículos foi formado.

Equipes do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e Pelopes estão no local negociando com os manifestantes para que desobstruam a via.

(Foto: Cortesia / BPRv)
(Foto: Cortesia / BPRv)
(Foto: Maceió 40 Graus)
(Foto: Maceió 40 Graus)

De acordo com o comandante do BPRv, tenente-coronel Liziário, existe uma recomendação do Ministério Público para que os trabalhadores retirem as barracas da Praia de Antunes, visto que o comércio na região caracteriza crime ambiental.

"Eles não aceitam retirar as barracas e estão irredutíveis em liberar a via. O Gerenciamento de Crise da PM já foi acionado para tentar uma reunião entre a Prefeitura de Maragogi, MP e os trabalhadores ambulantes", disse o tenente-coronel.

A Prefeitura de Maragogi informou que já foram feitas algumas tentativas sem sucesso de adequações e que a proibição não partiu do Município. "Foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, Prefeitura, proprietários dos imóveis e bugueiros a fim de preservar os acessos à Praia de Antunes. Em contrapartida, os comerciantes daquela localidade deveriam cumprir alguns requisitos a fim de se organizarem e receberem licença. Porém, por orientação da advogada dos comerciantes, eles não cumpriram com o determinado e continuaram trabalhando sem licença ambiental. Diante disto, o Ministério Público solicitou a suspensão do comércio na área. A solicitação não parte da Municipalidade", informou a Procuradoria Geral de Maragogi.

No final da manhã desta sexta, o BPRv informou que a AL-101 foi liberada.