Saúde

Americana recebe alta após mais de um ano internada por causa da Covid-19

Extra Online | 10/08/22 - 21h40
Foto: Reprodução/Jazmin Kirkland

Uma mulher recebeu alta nesta semana após passar 370 dias internada em hospital no Texas (EUA) por causa da Covid-19.

Jazmin Kirkland foi hospitalizada em 3 de agosto de 2021. Alguns dias depois, ela foi colocada em ventilador e um mês depois precisou de tratamentos com ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea, o pulmão artificial) porque o vírus havia atacado seu coração e pulmões.

Ela nunca imaginou que o seu diagnóstico resultaria em mais de um ano sem o convívio com os seus três filhos, de 2, 7 e 10 anos.

"Estou muito ansiosa para passar o tempo em casa com as crianças, vê-las brincar e crescer. Eu senti falta delas como uma louca! Elas puderam me visitar com frequência, mas não há lugar como o lar para estar com elas", disse a americana, de acordo com emissora afiliada da Fox.

"A parte mais difícil de toda a jornada foi ser rejeitada para a candidatura ao transplante de pulmão devido aos altos níveis de anticorpos, tornando quase impossível corresponder a um doador em potencial. Na época, pensávamos que um transplante de pulmão era o único caminho a seguir para sobreviver", acrescentou.

A solução da família foi seguir passo a passo, no ritmo lento e possível para a recuperação. Cada pequena vitória era bastante comemorada.

"Conheci tantas pessoas incríveis ao longo do caminho. Tive o privilégio de conhecer tantos enfermeiros, terapeutas respiratórios, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e médicos, muitos dos quais me tornei amigo íntimo . Eu sei que se não fosse pelo incentivo e pelo cuidado que eles tiveram comigo eu não estaria aqui e indo tão bem quanto estou", disse ela, que precisa do apoio de cilindro de oxigênio em casa, no condado de Fannin (Texas).

O marido, Kody, postou no Facebook: "Eu te amo mais do que palavras podem explicar. Você foi e continua sendo uma guerreira. Você é uma inspiração. Você me prometeu que continuaria lutando, e você cumpriu essa promessa e muito mais. Você realizou algo verdadeiramente notável em sua recuperação."