Alagoas

Aniversário da Brinquedoteca do HEA tem distribuição de donativos e espetáculo teatral

Agência Alagoas | 29/08/21 - 21h01
Divulgação

A Brinquedoteca Alegre e Brinque, do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, distribuiu, no sábado (28), os donativos arrecadados na Campanha Aniversário Solidário, em comemoração aos 2 anos de existência do serviço. A comemoração contou também com apresentação teatral no auditório do HEA.

A programação começou com distribuição de cestas básicas e fraldas para famílias da comunidade Mangabeiras, onde ficava o lixão de Arapiraca. As famílias em situação de vulnerabilidade social tiveram acesso aos alimentos doados durante a campanha de solidariedade, que contou com empresas parceiras, como a Distribuidora Andrade, Panificadora São Gerônimo, Faculdade Regional da Bahia (Unirb), Escola Alternativa, Escola João Paulo II, Sandro Bebidas e Faculdade Fera.

“O Hospital de Emergência do Agreste sempre trabalha a humanização do serviço e tem uma visão que vai além dos muros, visando chegar até as famílias que precisam de uma atenção maior da sociedade”, disse Eliflan Pereira, que faz parte da coordenação da Brinquedoteca, ao acrescentar que, “uma linda trajetória, merece ser celebrada por todos os que fizeram e fazem parte dessa história”.

Os brinquedistas, usando fantasias e com muito bom humor, também levaram alimentos para três abrigos de Arapiraca.

Teatro – Além de atividades de contação de histórias nas enfermarias, as coordenadoras da Brinquedoteca, Eliflan e Dayane Pereira, levaram para o auditório do HE do Agreste, o espetáculo “Le Monde Bleu – O Mundo Azul”, da talentosa artista Dayane Teles.

O Mundo Azul é um espetáculo performance, que trata do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que mostra a visão de uma mãe de primeira viagem, que descobre que seu filho é autista com apenas 1 ano de idade. E a partir daí, começam as andanças pelos tratamentos multidisciplinares, de onde surge a inspiração para o espetáculo. Durante a apresentação da peça, cenas do cotidiano e a vivência se misturam, trazendo o público para dentro do mundo do autismo, sempre de uma forma sensível, visceral e única.

“É um grande orgulho todo este trabalho da equipe. Mais uma vez o Hospital de Emergência do Agreste abraça causas e acolhe pessoas, nesta maneira humanizada de olhar o mundo”, salientou a gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Albuquerque.

Entre tantas ações para beneficiar a sociedade, a Brinquedoteca Alegre e Brinque ganhou um presente. Um poema feito especialmente para o serviço, que conseguiu se reinventar e levar pra fora do HEA o sentido de humanização no trato com as pessoas.

Poema: A Brinquedoteca
Autoria: Simone Bezerra

Um sonho de uma menina tornou-se realidade.
De um momento de tristeza para um momento de felicidade.
A brinquedoteca tem anjos com asas de imaginação.
Um em especial que guiava com maestria e harmonia.
Trazendo sabedoria e união.
Brinquedista com olhar de criança, em busca de esperança para
resgatar a infância de tantas crianças.
Paredes coloridas e brinquedos no chão, tudo foi se transformando
oh que emoção.
A brinquedoteca agora é realidade.
Tem magia e alegria de verdade.