Brasil

Ano de 2024 só tem mais 4 feriados nacionais em dias de semana; saiba quais

Exame | 29/04/24 - 08h30

Com a chegada de maio, o ano de 2024 se aproxima do fim do primeiro semestre. E a partir do quinto mês do ano, só haverá mais quatro feriados que caem em dias de semana.

O próximo feriado — ou seja, obrigatório em todo o país — será no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho. A data cai em uma quarta-feira e, depois dela, o próximo feriado nacional em dia de semana será somente em novembro. Antes dela terá o dia de Corpos Christi, que é um ponto facultativo e cai na quinta-feira, 30 de maio.

Veja abaixo quando serão os próximos feriados de 2024:

Feriado nacional: veja o calendário de 2024 com as próximas datas

  • 1º de maio (quarta-feira): Dia do Trabalho
  • 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (sábado): Finados
  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal

Feriados no sábado

Especificamente, os feriados de 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro ocorrerão em um sábado. Portanto, os únicos dias de folga no segundo semestre de 2024 serão a Proclamação da República (15 de novembro) e o Natal (25 de dezembro), que serão celebrados numa sexta-feira e numa quarta-feira, respectivamente.

Além disso, o ano de 2024 contará apenas com dois feriados prolongados. O primeiro já aconteceu, o Carnaval (12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira). O próximo será na festa de Corpus Christi (30 de maio, quinta-feira), que é um ponto facultativo.

1º de maio: Dia do Trabalho

Na quarta-feira, 1 de maio, é celebrado o Dia do Trabalho , uma data para lembrar a importância do trabalhador para construção da sociedade. O feriado, que é muito popular no Brasil, é celebrado em diversos países do mundo.

A celebração do Dia do trabalhador se iniciou ano final século XIX em movimentos trabalhistas que atuavam em Chicago, nos Estados Unidos.No Brasil, o 1º de Maio começou a ganhar importância no final do século XIX

30 de maio: Corpus Christi (ponto facultativo)

Na quinta-feira, 30 de maio, é comemorado o dia de Corpus Christi está ligado à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo, que tem, por sua vez, ligações com a Páscoa judaica (a saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida). A data é celebrada 60 dias após a Páscoa e logo depois do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade.

A data começou a ser comemorada na Idade Média, em 1264. Segundo a tradição, a origem da data está nas visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon (1193-1258), que pediam para a Igreja para celebrar a eucaristia. As visões foram relatadas ao papa Urbano IV, que instituiu a data da festa.

7 de setembro: Independência do Brasil

O dia 7 de setembro é considerado feriado nacional, de acordo com as leis nº 662, de 6 de abril de 1946, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. As atividades geralmente são suspensas nesta data desde 1949. Em 2024, o feriado cai em um sábado.

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro, sábado, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, uma data para lembrar da importância da que é considerada a padroeira do Brasil. Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria, é a mãe de Jesus Cristo na Igreja Católica. A data foi estipulada durante a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ocorrida em 1953. Ela foi escolhida, devido a alguns fatos ocorridos no mês de outubro.

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é considerado feriado nacional, segundo a Lei n. 6.802/1980, oficializada em 1980 pelo presidente João Batista Figueiredo.

2 de novembro: Finados

O Dia de Finados é considerado feriado nacional em conformidade com a Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal. Em 2024, a data cairá em um sábado.

O responsável por instituir uma data específica para os mortos, foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny, no período da Idade Média, na França. Uma das principais autoridades da igreja, ele instituiu em 2 de novembro de 998. (DC), que todos os seus liderados rezassem pelos mortos nesse dia. A data se popularizou a partir do século XII, se tornou para o mundo cristão o dia de Finados.

15 de novembro: Proclamação da República

No dia 15 de novembro é celebrada a Proclamação da República do Brasil, um de alguns dosferiados que fazem parte décimo primeiro mês do ano.Ela é considerada feriado nacional em conformidade com a Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal. Em 2002, foi aprovada a Lei nº 10.607, que enumera todos os feriados nacionais do Brasil, sendo o 15 de novembro um deles.

25 de dezembro: Natal

O único feriado de dezembro é o Natal, no dia 25 . Para as religiões cristãs, o Natal é o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo.