Brasil

Anvisa libera importação de dois novos produtos à base de canabidiol

15/04/21 - 21h31
Hero Images / Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o registro de dois novos produtos à base de Cannabis, popularmente chamada maconha.

Os produtos registrados foram soluções de uso oral à base de canabidiol nas concentrações de 17,18 mg/mL e 34,36 mg/mL, com até 0,2% de THC.

Eles não são considerados medicamentos pela agência e deverão ser prescritos por meio de receituário tipo B — mais criterioso.

As autorizações, conforme solicitações da empresa, são para importação dos produtos, fabricados nos Estados Unidos, para serem comercializados no Brasil. Os pedidos de autorização foram submetidos à Anvisa em outubro de 2020.

As concessões das autorizações foram publicadas nesta quinta-feira (15/4). O canabidiol poderá ser prescrito quando estiverem esgotadas outras opções terapêuticas disponíveis no mercado brasileiro.

“A indicação e a forma de uso dos produtos à base de Cannabis são de responsabilidade do médico assistente, sendo que os pacientes devem ser informados sobre o uso dos produtos em questão”, informa a agência, em nota.