Alagoas

Apesar de recomendação, Segurança Pública divulga novo calendário de vacinação

Redação TNH1 com Ascom PM | 20/04/21 - 13h41
Ascom PM

Apesar da recomendação expedida pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) pela suspensão da vacinação para os integrantes de segurança pública, a imunização das forças policiais seguirá no estado. Conforme publicação no Boletim Geral Ostensivo nº 064 de 09 de abril de 2021, nesta terça-feira (20) e até a próxima quinta-feira (23) a vacinação se destina aos agentes com idade acima de 45 que ainda não receberam a primeira dose. O calendário para as demais faixas será divulgado gradualmente.

Os policiais militares, bombeiros militares e peritos oficiais, integrantes do Programa Ronda no Bairro, além dos membros do Detran, que compõem a Operação Lei Seca que se enquadram na Faixa I, serão vacinados no ginásio do Colégio Tiradentes, no bairro do Trapiche da Barra. O calendário de vacinação obedecerá ao seguinte cronograma e faixa etária:

No interior, os locais de vacinação são os seguintes: sede do 2º BPM, no município de União dos Palmares; na sede do 3º BPM, em Arapiraca; na sede do 6º BPM, situado em Maragogi; Na sede do 7º BPM, em Santana do Ipanema; Na sede do 9º BPM, em Delmiro Gouveia; na sede do 10º BPM, localizado em Palmeira dos Índios; na sede do 11º BPM, localizado em Penedo.

Em Maceió, a vacinação acontece no Colégio Tiradentes, em Maceió, a vacinação tem transcorrido de forma tranquila. A espera e atendimento têm seguido os protocolos de segurança e distanciamento. Já no interior, as doses são aplicadas nas sedes dos batalhões.

Os militares inativos (integrantes da Reserva Remunerada e reformados) seguirão o cronograma da população em geral, conforme for disponibilizado pela Secretaria de Saúde (ressalvando aqueles que fazem parte do Programa Ronda no Bairro e estão na faixa etária de vacinação nesta etapa).

Documentos necessários e horários

Para poder se vacinar, os servidores contemplados em cada faixa do cronograma precisarão apresentar no ato da vacinação suas respectivas identidades funcionais.

Em Maceió, a vacinação ocorrerá nas datas citadas acima, das 9h às 17 horas. No interior, a vacinação se inicia na quinta-feira (09), mas os horários serão ajustados entre as prefeituras locais e as Instituições.

Recomendação do MPF e MPAL

Na última sexta-feira (16), o Ministério Público Federal (MPF), por meio do GT MPF Covid-19, e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) expediram recomendação conjunta ao Estado de Alagoas e ao Município de Maceió para que iniciassem imediatamente e exclusivamente a vacinação das pessoas com comorbidades, em obediência ao Plano Nacional de Imunização.

A recomendação previa, ainda, que fosse elaborada campanha de comunicação voltada à vacinação das pessoas portadoras de comorbidades, ressaltando a importância de apresentação da documentação correta, bem como as consequências do uso de atestado falso.

Os ministérios públicos orientaram que governo do estado e Prefeitura de Maceió parassem e/ou interrompessem a vacinação de categorias profissionais que não estão elencadas como prioridade ou foram elencadas em posição posterior às pessoas com comorbidades no âmbito do Plano Nacional Imunização (PNI).

Um dos exemplos é a imunização dos profissionais da Segurança Pública, que fazem parte do grupo prioritário, mas que estão atrás na lista de pessoas com comorbidades e já estão sendo vacinados desde o início do mês de abril.