O aplicativo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) apresenta falhas nesta quinta-feira (6), no primeiro dia de liberação do saque-aniversário para demitidos. O saldo desapareceu da consulta em parte dos casos: o sistema informa que o saldo é inexistente e que não há contas do FGTS. Em outros exemplos, o trabalhador é levado para uma sala de espera virtual. E, mesmo após aguardar, aparece a informação de que não é possível atender à solicitação.
LEIA TAMBÉM
A Caixa Econômica Federal foi procurada para comentar o que pode ter gerado a falha e quando a consulta voltará a funcionar, mas não respondeu até a publicação desse texto. É possível que o problema decorra do grande número de acessos ao aplicativo nesta quinta.
No Downdetector, aplicativo de monitoramento de serviços online, houve um pico de reclamações sobre o aplicativo às 13h27, com 287 relatos.
Ao todo, serão liberados R$ 12 bilhões para 12 milhões de trabalhadores. Cerca de 10 milhões de trabalhadores terão os valores creditados diretamente em suas contas bancárias cadastradas no aplicativo do FGTS, de forma automática, nesta quinta. Os outros cerca de 2 milhões não têm conta bancária cadastrada no aplicativo do FGTS e, por isso, terão que ir a uma agência da Caixa ou a uma lotérica para pegar o dinheiro.
Apesar de a maioria dos trabalhadores ter a conta cadastrada, e a liberação automática, há muitas dúvidas sobre o valor que está sendo liberado, especialmente entre os que fizeram antecipações do saque-aniversário, um tipo de empréstimo contratado em instituições financeiras cadastradas, segundo a reportagem apurou em agências da Caixa nesta quinta.
A parcela de março do depósito dos valores paga até R$ 3.000 por trabalhador (a maior parte dos contemplados tem até esse limite para receber). Se o valor for superior, o saldo restante será liberado a partir do dia 17 de junho.
Terá direito o trabalhador que foi demitido entre 1º de janeiro de 2020 (início do saque-aniversário) e 28 de fevereiro de 2025, data de publicação da MP (medida provisória) sobre o tema. Quem comprometeu parte do saldo com empréstimos bancários poderá retirar apenas o valor restante disponível.
COMO CRIAR UMA CONTA NO APLICATIVO?
COMO CONSULTAR O SALDO DO FGTS?
COMO VERIFICAR SE TENHO DIREITO AO SAQUE? - Para saber o valor exato que irá receber, o trabalhador pode consultar o extrato de suas contas do FGTS no aplicativo oficial. Segundo a Caixa, os valores liberados aparecerão com os códigos SAQUE DEP 50S ou SAQUE DEP 50A.
O trabalhador poderá consultar se tem direito ao Saque Rescisão Especial por meio dos seguintes canais:
COMO SABER SE TENHO UMA CONTA CADASTRADA? - Para consultar se tem uma conta bancária cadastrada, é preciso acessar o aplicativo oficial do FGTS em seu celular. Após se cadastrar, se for o primeiro acesso, é necessário entrar com login e senha. No campo "Conta bancária para saque do seu FGTS", o sistema mostra se o cadastro da conta existe ou não.
Se o trabalhador não estiver com os dados vinculados, aparecerá a mensagem "Você não possui uma conta bancária cadastrada. A conta bancária permite que os valores liberados do seu FGTS sejam depositados automaticamente na conta." Há a opção de cadastrar uma conta bancária, mas já não será possível entrar na liberação automática do FGTS deste mês.
LEIA MAIS
+Lidas