Interior

Após chuvas, moradores de Piaçabuçu são surpreendidos com água 'barrenta" nas torneiras

Abastecimento na cidade está suspenso; equipamentos foram prejudicados por vegetação arrastada pela correnteza do Rio São Francisco

Redação TNH1 | 03/04/20 - 15h50
Cortesia ao TNH1

Em meio à quarentena contra a proliferação do coronavírus, moradores de Piaçabuçu, no Litoral Sul de Alagoas, municípío localizado na foz do Rio São Francisco, a 136 quilômetro de Maceió, vivem o drama da falta de água.

O abastecimento foi suspenso nessa quinta-feira, 2, após as casas receberem nas torneiras uma água escura e barrenta, que não apresenta condições de uso. "Estamos no meio dessa quarentena sem poder sequer tomar um banho", reclamou um morador.

O motivo, segundo a Companhia de Sanemento de Alagoas (Casal), responsável pelo abastecimento da região, são as chuvas dos últimos dias no interior de Alagoas. "Devido à continuidade de chuvas dos últimos dias e o recebimento das águas dos afluentes do Rio São Francisco, a turbidez da água bruta tem se apresentado bastante elevada, dificultando o tratamento da água bruta e sua distribuição em quantidade suficiente para a cidade de Piaçabuçu", disse o órgão em nota. A turbibez da água estaria 200 vezes acima ao permitido.

Além desse problema, segundo a Casal, os equipamentos estão sendo prejudicados com entupimentos frequentes devido à quantidade de vegetação que está sendo arrastada pela conrrenteza do rio.

De acordo comtécnicos da Casal, nesta sexta-feira, foram feitos novos testes na água. A qualidade teria melhorado, mas não o suficiente para liberar o consumo. Ainda não há previsão de normalização do abastecimento.

Leia na íntegra a nota da Casal emitida nessa quinta-feira:

COMUNICADO DA CASAL PIAÇABUÇU

Devido a continuidade de chuvas dos últimos dias e o recebimento das águas dos afluentes do Rio São Francisco a turbidez da água bruta tem se apresentado bastante elevada, dificultando o tratamento da água bruta e sua distribuição em quantidade suficiente para a cidade de Piaçabuçu.

Adicionado a esse problema, os equipamentos da nossa captação de água também estão sendo prejudicados com entupimentos frequentes devido a grande quantidade de vegetação flutuante (àrvores, galhos, baronesas, etc...), que descem nas correntezas do Velho Chico.

Conforme a situação, a captação e o abastecimento tiveram de ser novamente suspensos desde as 08:00 h do dia de hoje. 

A CASAL  está buscando as medidas necessárias para a retomada do sistema.

Piaçabuçu, 02/04/2020.