Economia

Após quatro altas seguidas, vendas no varejo recuam em Alagoas no mês de setembro

Assessoria IBGE | 11/11/20 - 16h03
Arquivo/Itawi Albuquerque

O volume de vendas no comércio varejista em Alagoas recuou 0,4% em setembro na comparação com o mês anterior. É o primeiro registro negativo após quatro taxas positivas consecutivas. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com agosto de 2019, o comércio cresceu 7,5%, o segundo resultado positivo desde fevereiro. No acumulado do ano, o setor registrou queda de 5,4%, enquanto nos últimos 12 meses acumula redução de 4,2%.

No Brasil, o volume de vendas do varejo cresceu 0,6% em setembro. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o comércio cresceu 7,3%. Nos últimos 12 meses, o setor acumula crescimento de 0,9%.

“Trata-se de uma diminuição do ritmo de crescimento nos volumes do varejo nacional. A desaceleração é natural e representa uma acomodação, porque as quedas de março e abril foram muito expressivas, o que fez com que os meses seguintes de recuperação também tivessem altas intensas. A desaceleração é como se a série estivesse voltando à normalidade”, explicou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, analisando os resultados para o Brasil.

Vendas no comércio varejista ampliado recuam 0,2% em Alagoas

O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou uma queda de 0,2% em Alagoas no mês de setembro. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 12,6%.

No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado sofreu redução (-3,5%) e, nos últimos 12 meses, a queda observada é menor (-1,8%).