Tecnologia

App traz o excelente modo retrato do Pixel 2 para outros celulares

02/01/18 - 20h33
Olhar Digital

Com a introdução do Pixel 2 e do Pixel 2 XL, o Google impressionou o público com a qualidade da câmera. O recurso mais interessante é o modo retrato do celular, que faz com uma só lente o que outros celulares só fazem com duas graças à inteligência artificial. O que é triste é que o recurso é exclusivo do Pixel 2... ou era até agora.

Uma das maravilhas do Android é sua comunidade que não aceita recursos exclusivos. O exemplo máximo disso é o aplicativo Camera NX, que é o app de câmera do Pixel 2 adaptado para levar os recursos do mais recente celular do Google para outros modelos da empresa lançados em anos anteriores.

A versão 7.3 do Camera NX não só faz esse milagre para o Pixel e o Pixel XL de 2016, mas também leva o recurso para os Nexus 5X e 6P, lançados por LG e Huawei em 2015. Infelizmente, o recurso não funciona em outros dispositivos além dos modelos do próprio Google. 

O Camera NX é quase idêntico em interface à câmera nativa do Pixel 1, com a diferença que modo retrato toma o lugar do “Efeito Foco” no menu lateral, funcionando de uma forma mais simples, direta e bonita. Vale notar, porém, que o modo retrato só funciona ao detectar rostos na imagem.

Nos meus testes com o Pixel XL da primeira geração, o modo retrato do Camera NX se mostrou altamente capaz, funcionando em alto nível tanto na câmera traseira quanto na frontal. O aplicativo é uma ótima opção para quem está vendo as câmeras de celular evoluindo e gostaria de ter acesso aos novos recursos mas não está disposto a comprar um smartphone novo por enquanto.

O Camera NX não é distribuído por meio do Google Play. Se você quiser instalar e experimentar o aplicativo, a opção é instalar o APK, disponível neste link