Saúde

Apresentou sintomas? Veja os locais para testes gratuitos de Covid-19 em Maceió

TNH1 com informações do Procon Alagoas | 28/01/22 - 09h36

Os alagoanos que não possuem plano de saúde e que apresentem os sintomas do novo coronavírus ou de influenza,  podem realizar o teste gratuito na rede pública de saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), após uma avaliação médica. 

Veja abaixo os locais:

  • UPA da Cidade Universitária - Rua J. R. Cinco, nº 282.

  • UPA do Tabuleiro do Martins - Av. Durval de Goés Monteiro, s/n.

  • UPA do Jacintinho - Av. Juca Sampaio, s/n (Ladeira do Óleo)

  • UPA do Jaraguá - Av. Walter Ananias, s/n.

  • UPA do Trapiche - Av. Cabo Reis.

  • UPA do Benedito Bentes - Av. Antônio Lisboa de Amorim.

O teste RT-PCR está sendo feito no Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim), no PAM Salgadinho, localizado na rua Mizael Domingos, nº 241 - Centro, mas também é preciso encaminhamento médico para realizar o exame. 

Fiscalização - Nas últimas semanas, com a alta nos casos de coronavírus e síndrome gripal, em Alagoas, após o período de festas de fim de ano, houve um aumento na procura por testes em farmácias e laboratórios que prestam o serviço no estado.

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL), realizou um estudo com o intuito de fazer um comparativo nos preços cobrados pelos exames, entre os meses de outubro e janeiro, com o objetivo de  averiguar se houve um aumento excessivo, já que o fornecedor não pode elevar sem justa causa o preço dos produtos e serviços.

Rede privada - Os exames podem ser feitos tanto pela rede privada quanto pela rede pública de saúde. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além do RT-PCR, os planos de saúde também são obrigados a cobrir os testes sorológicos, ou seja, aqueles que detectam a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao novo Coronavírus.