Alagoas

Apronto Operacional marca o início da segunda fase da Operação Alagoas II

Ascom Operação Alagoas | 04/11/21 - 12h32
Foto: Ascom Operação Alagoas

Marcando o início da segunda fase da Operação Alagoas II, foi realizado na tarde desta quarta-feira, 03 de novembro, um Apronto Operacional envolvendo todas as instituições que participarão do exercício, no pátio de formatura do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz). Mais de 15 órgãos municipais, estaduais e federais, vocacionados à saúde, segurança pública, defesa civil e inteligência, estiveram presentes na solenidade apresentando seus materiais e recursos humanos que serão utilizados durante todo o exercício de simulação da Defesa Civil.

De acordo com Abelardo Nobre, Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Maceió, o exercício vem para aperfeiçoar a pronta resposta dos órgãos envolvidos em uma possível situação de calamidade pública. Todas as ações desenvolvidas durante o adestramento serão coordenadas pela Defesa Civil do município.

A solenidade contou com as presenças do General de Divisão Vinícius Ferreira Martinelli, Comandante da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), do General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, Comandante 10ª Brigada, do Vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, do Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência, Joiro Araújo, do Coronel Wellington Bittencourt Maranhão de Araújo, Comandante-Geral da Polícia Militar de Alagoas, o Coronel André Alessandro Medeiros de Oliveira, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, bem como integrantes dos órgãos envolvidos.

Após o apronto operacional, os representantes das agências envolvidas na Operação participaram de uma reunião, no auditório do 59º BI Mtz, para coordenar o desenvolvimento das situações simuladas que acontecerão em pontos específicos do bairro do Pinheiro e áreas circunvizinhas.  A Operação Alagoas II é um exercício de apoio à Defesa Civil que visa estabelecer uma pronta resposta às mais diversas situações de calamidade pública. Desenvolvida no contexto da Operação Guararapes, um exercício de Operações Militares, conduzido pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), vocacionada para manutenção da operacionalidade das tropas com foco na garantia da Soberania Nacional e na Integridade Territorial, com ações de ações de Defesa Externa, nas Operações Interagências e na Ajuda Humanitária. Durante o apronto Operacional, foram respeitadas todas as medidas sanitárias contra a COVID-19