Alagoas

Aptos no concurso da PM de 2017 reivindicam nomeação

Erik Maia | 19/11/18 - 11h57
Arquivo / TNH1

Um grupo de mais 450 pessoas, consideradas aptas no concurso da Polícia Militar de 2017, tem questionado o governo de Alagoas sobre a convocação deles. Na manhã desta segunda-feira (19), o líder do grupo afirmou em entrevista que o governador Renan Filho garantiu, durante as eleições deste ano, chamar os aprovados aptos.

A cobrança por uma resposta do governo foi feita em uma postagem do TNH1 no stories do Instagram, onde o portal pede sugestões de pautas para os internautas. Em várias sugestões, eles pediam uma reportagem sobre a situação do grupo.

“O concurso era para 1000 vagas. Após a realização das provas objetivas, o governo do Estado convocou 1812 para as fases seguintes. Nosso grupo foi considerado apto em todas elas: nas provas objetivas, exames médicos e físicos, e avaliação social. Com os exames médicos, tivemos um gasto de R$ 3 mil a R$ 5 mil”, explicou Abdnego Teixeira, líder do grupo Aptos PMAL 2017.

Segundo ele, são 459 pessoas no total consideradas aptas em todas as fases do concurso, e que, segundo Teixeira, tiveram custos elevados com a realização de exames médicos.

Saiba mais:
Publicado edital do novo concurso da PM com 500 vagas; confira
Concurso PM e CBM: Estado homologa e divulga resultado final
Concurso PM: sai lista de aprovados no teste físico e aferição de altura
Concurso da PM: lista de aprovados em avaliação médica tem menos de 800 nomes
Governador anuncia data de edital de novo concurso da PM e CBM

Ele alega também que apesar de as vagas do concurso terem sido preenchidas, o governo reafirma a necessidade da convocação de novos militares. “Não havia a previsão de formação de cadastro reserva, mas não há impedimento para convocação. Existe a necessidade, uma vez que o governo realizou um concurso esse ano e já anunciou outro para 2019”, pontuou.

Em outubro deste ano, o grupo que mantém um perfil no Instagram, publicou um vídeo de uma entrevista em que o governador Renan Filho, então candidato à reeleição, se comprometeu com a convocação; assista:

O TNH1 tentou contato com o governador Renan Filho para comentar o assunto, mas foi informado pela assessoria que ele está em férias e que o assunto deve ser tratado com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. A reportagem encaminhou um e-mail para a assessoria da pasta, e obteve a seguinte resposta:

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), explica que estudos estão sendo realizados pela equipe técnica da pasta com o intuito de viabilizar o chamamento dos candidatos aptos do concurso em questão. Vale ressaltar, no entanto, que não existe nenhuma data ou período de convocação definidos, uma vez que, conforme fora amplamente divulgado, isso só aconteceria se as condições financeiras do Estado permitissem. É importante pontuar ainda o esforço  que o Estado vem fazendo acerca dessa questão, com a realização, por exemplo, de outros concursos.