Interior

Arapiraca recebe 150 doses de vacina contra a Covid; enfermeiro é o primeiro imunizado

Redação TNH1 com informações de Nasário Jr. e assessoria | 19/01/21 - 16h26

Após o lançamento do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, na manhã desta terça-feira, 19, em cerimônia no Hospital Metropolitano, em Maceió, vários municípios alagoanos já receberam as doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac.

Das 87.760 doses que chegaram a Alagoas, 1.640 serão enviadas a Arapiraca. Neste primeiro momento, 300 doses vão exclusivamente para o Hospital de Emergência do Agreste. Dessas, 150 chegaram no início da tarde desta terça. O restante deve ser enviado na próxima semana.

Serão vacinados profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, idosos com mais de 75 anos que vivem em abrigos, além  de indígenas aldeados.

O enfermeiro Andervan Leão, de 38 anos, que trabalha no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), foi a primeira pessoa de Arapiraca a ser imunizada. O profissional tem 20 anos de carreira, trabalha há 13 anos no (HEA) e faz parte da equipe que está linha de frente do combate ao novo coronavírus na cidade.

Enfermeiro do HEA, Andervan Leão, é o primeiro vacinado em Arapiraca - Foto - Nasário Jr

O prefeito Luciano Barbosa esteve reunido com a secretária municipal de Saúde, a médica infectologista Luciana Fonseca, e com integrantes do Grupo de Trabalho, formado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião foi apresentado o Plano Municipal de Vacinação, que definiu, geograficamente, cinco pontos de imunização dos profissionais de saúde e moradores de abrigos de idosos.

O Plano prevê a vacinação de 5.980 pessoas, nessa primeira etapa de imunização, com um total de 11.960 doses da vacina.

No encontro, o prefeito Luciano Barbosa destacou a competência e dedicação dos servidores da Saúde de Arapiraca e a importância da vacinação para o município.

“Sei da competência de vocês. O que me importa é o que cada um vai desempenhar para a saúde das pessoas e nossa cidade voltar a ser um modelo e uma referência no SUS”, ressaltou.

Sisvac

Ainda na reunião, Luciano Barbosa participou de uma videoconferência com o reitor do Ifal de Arapiraca, professor Fábio Ribeiro, e o professor Tarsis Marinho. O prefeito falou da importância da parceria com as universidades, incluindo Ufal e Uneal.

De acordo com o Grupo de Trabalho, neste primeiro momento, o município de Arapiraca vai adotar uma plataforma própria de vacinação, por meio do Sistema Sisvac.
O modelo tem uma lista nominal para evitar aglomeração e um agendamento com datas e horários específicos para a vacinação.

Com o recebimento de novas doses, os outros grupos prioritários serão vacinados, de acordo com o Plano Municipal de Vacinação.