Alagoas

Arte popular ganha protagonismo com reforma do Ateliê João das Alagoas

Incentivos do Governo do Estado melhoram a renda e consolidam a arte popular como patrimônio cultural

Agência Alagoas | 20/10/18 - 10h24
Arte popular de Alagoas | Agência Alagoas

O resgate à cultura popular é destaque em Alagoas. Em Capela, cidade a 60 km de Maceió, o mestre artesão João das Alagoas perpetua, através de suas esculturas, os costumes que tornam o Estado tão importante para a arte popular brasileira. Reinaugurado essa semana, o ateliê João das Alagoas é resultado dos incentivos do Governo do Estado para a produção artesanal.

João Carlos da Silva, o João das Alagoas, vive do ofício de artesão desde 1987. Sua trajetória coleciona prêmios, discípulos e hoje é um dos responsáveis por Capela se tornar parte do Mapa do Turismo de Alagoas. Seu legado não se limita somente a Capela, mas a todo o Brasil. Para ele, a importância de seu trabalho é fruto de sua luta e pesquisa na arte.

“Desde pequeno eu trabalhava com arte e pesquisei sobre como viver dela. Hoje, eu faço esse trabalho do bumba meu boi; ele tem um significado muito grande. Foi através dele que meu trabalho foi reconhecido e passei a vender melhor e escoar as esculturas”, enfatiza.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realiza um trabalho de acompanhamento junto aos artesãos. Mapear as necessidades de cada espaço de produção contribuiu para a reestruturação do ateliê, um local promissor para o desenvolvimento da cultura popular alagoana. Na doação de móveis, a Sedetur contou com a parceria da Madeira do Brasil e da Produtora Conexão. Os benefícios são muitos, uma vez que a prática é fonte de renda de famílias locais.

“A reforma e ampliação do ateliê João das Alagoas vão reverberar na geração de renda da atividade artesanal do município. Hoje, o espaço é uma das principais produções do Estado com relação à arte popular. Aqui são 10 famílias beneficiadas diretamente e que produzem diariamente. Dois mestres artesãos, sendo um patrimônio vivo do Estado”, aponta a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

Para quem foi contemplado com a orientação de João das Alagoas, ver a arte ganhar protagonismo é satisfatório. Sil de Capela, uma das discípulas do artesão, evidencia a aproximação do Governo do Estado como essencial na valorização de sua arte.

“Minha trajetória começou há 18 anos. Meus sonhos eu consigo realizar através do meu trabalho. Tenho duas irmãs que também vivem disso. Agora, todo o apoio que o governador está dando com o novo prédio, a construção do forno, pra gente é fundamental. Desde quando conheci o João das Alagoas e a arte eu nunca quis largar. Posso dizer que tudo o que eu tenho veio do barro”, disse a artesã.

Reestruturação

Com investimentos na ordem de R$ 200 mil, a reforma do Ateliê João das Alagoas é parte do Programa Alagoas Feita à Mão, marca criada pelo Governo com o objetivo de divulgar a arte produzida no Estado. Suas novas acomodações facilitam o comércio, movimentam a economia local e dão o devido reconhecimento à arte popular. A primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, destaca a importância da estrutura para o cenário da arte popular local e nacional.

“A cidade de Capela é um grande celeiro de talento para o artesanato, mas isso se entende a outras artes. O amor pela cultura e pelas tradições capelenses ficou visível quando inauguramos o antigo Farinheiro e vimos a alegria desse povo ao vê-lo ativo novamente. O espaço será palco das atrações culturais que são tão importantes para o lazer das pessoas que moram no interior”, disse Renata Calheiros.

A reestruturação do ateliê também colabora com divulgação da arte local. Para Nena, também discípula de João das Alagoas, a obra reflete na apresentação do produto aos visitantes. “Trabalho aqui há quase 15 anos. Melhorou muito o acesso, que antes era difícil aos turistas. A ampliação dá mais visibilidade à arte”, completou.