Alagoas

Artesanato alagoano ganha espaço no mercado internacional a partir desta quarta, em Miami

Secom Alagoas | 01/12/21 - 19h23
Ascom / Sedetur

Com novos nomes da arte popular e mestres consolidados no mercado nacional, o Programa Alagoas Feita à Mão amplia as fronteiras para a arte alagoana, conquistando o mercado internacional e expandindo as opções de mercado para os artesãos. Por meio da exposição ALAGOAS – The Brazilian Artisanal Soul, que acontece na Galeria Pinta entre os dias 1º e 5 de dezembro, em Miami, nos Estados Unidos, quatro mestres e nove artesãos estarão presentes na Semana de Arte e Design de Miami, expondo a arte popular alagoana para colecionadores, críticos, curadores, decoradores e amantes da arte do mundo inteiro, .

Para garantir a expansão internacional da arte alagoana, os artesãos terão a chance de comercializar suas obras na Galeria Roberta Schilling, em Miami. A parceria vai garantir uma abertura de mercado para os participantes da exposição, como explica a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

“O programa Alagoas Feita à Mão tem como principal objetivo o apoio à comercialização, por isso, promover uma exposição dentro da Semana de Arte e Design de Miami e não ter um viés comercial não faria sentido. Essa exposição é um marco para o programa e nosso foco é a abertura de mercado, a geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico do artesão alagoano”, destaca Daniela.

ALAGOAS – The Brazilian Artisanal Soul

Com curadoria assinada por Rodrigo Ambrósio, artista e pesquisador das raízes brasileiras, e Marco Aurélio Pulchério, curador e galerista, a exposição é um resultado dos esforços do Governo de Alagoas para incentivar a arte popular alagoana.

A Mostra vem com o objetivo de estreitar as relações comerciais e a abertura do mercado internacional, além de projetar as peças e a criatividade dos artistas para o mundo. A exposição acontece de forma híbrida: na Galeria Pinta Miami, de forma presencial, e no site pintamiami.art de forma virtual.

Estarão presentes na exposição presencial o Mestre Aberaldo, Mestre André da Marinheira, Mestre Chico Cigano, Mestre Petrônio e Mestra Irineia. Além deles, também estarão presentes os artesãos Adriana Siqueira, Boró Sandes, Cláudio de Capela, Cicinho, Ismael de Dedé, Lucas Lessa, Veroneide de Capela e Salvinho.

Na exposição online, participam a Mestre Sil e os artesãos Zé Crente, Clemilton e Jasson. Com peças feitas à mão, esculpidas e talhadas em diversos materiais, como barro e madeira, a Mostra leva os artistas alagoanos para um nível inédito de exibição.

Alagoas Feita à Mão - Idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o programa é realizado desde 2015, com objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artesãos locais.

As atividades principais são focadas nas participações de feiras e eventos locais e nacionais, promoção e divulgação por meio da plataforma virtual Alagoas Feita à Mão e realização de mapeamento para identificação da produção artesanal genuinamente alagoana.