Alagoas

Associação Comercial propõe novos horários de funcionamento de estabelecimentos

26/04/21 - 17h50
Itawi Albuquerque

Às vésperas do término do prazo de vigência do decreto do governo do estado que determina as medidas de distanciamento social, representantes da Associação Comercial de Maceió se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito e apresentaram uma proposta de flexibilização dos horários de funcionamento dos estabelecimentos.

De acordo com nota divulgada na tarde desta segunda-feira, 26, as propostas são:

- Lojas localizadas no bairro do Centro, das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira, e, aos sábados, das 9h às 13h;
- Lojas de rua e galerias, das 10h às 19h, de segunda-feira aos sábados;
- Shopping centers, das 11h às 20h, de segunda-feira a sábado; e
- Bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, das 5h às 22h, de segunda a sábado, e das 5h
às 16h, aos domingos, podendo funcionar após esses horários de término, por serviços de entrega e na modalidade “Pegue e Leve”.

Nesta terça-feira, 27, o governador Renan Filho concede entrevista coletiva para tratar da situação epidemiológica do Estado e deve anunciar novas medidas.

Leia a nota da Associação Comercial na íntegra:


A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE MACEIÓ informa que, considerando o término da vigência do Decreto Estadual nº 73.905/2021, previsto para o dia de amanhã (27), com a probabilidade de edição de novo decreto pelo Governo do Estado, esteve reunida com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de Alagoas, Rafael Brito, na tarde de hoje (26), reforçando o clamor do setor produtivo pela flexibilização das restrições atualmente vigentes sobre o setor.

A entidade formalizou seus fundamentos por meio de ofício, ao tempo que formulou sua proposta. Pelo teor do ofício, os indicadores da pandemia evidenciam objetivamente que não são as atividades comerciais as responsáveis pelo contágio e reforçam que o setor produtivo vem cumprindo com seu papel.

Dentre outras propostas, a entidade sugeriu seja observado o seguinte horário de funcionamento:

(i) Lojas localizadas no bairro do Centro, das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira, e, aos sábados, das 9h às 13h;
(ii) Lojas de rua e galerias, das 10h às 19h, de segunda-feira aos sábados;
(iii) Shopping centers, das 11h às 20h, de segunda-feira a sábado; e
(iv) Bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, das 5h às 22h, de segunda a sábado, e das 5h
às 16h, aos domingos, podendo funcionar após esses horários de término, por serviços de entrega e na modalidade “Pegue e Leve”.

O diretor-presidente da ACM, Kennedy Calheiros, reforçou a importância dessa flexibilização e a busca de uma convivência minimamente harmônica entre saúde e economia, certo de que a prioridade sempre será a defesa da vida e saúde da população. O vice-presidente, Marcos Tavares, relembrou que os dias de funcionamento autorizado correspondem a menos de 40% do faturamento do comércio, pelo que estão operando com déficit superior a 60%, o que, na prática, equivale a um fechamento.

O diretor jurídico, Alessandro Lemos, e o diretor de assuntos legislativos, vereador Chico Filho, também solicitaram do Secretário Rafael Brito a análise dos pleitos de socorro emergencial entregues ao Secretário da Fazenda, George Santoro, na reunião ocorrida em 12/04/2021.
O Secretário Rafael Brito se mostrou sensível aos pleitos formulados e se comprometeu a debater com o Governador Renan Filho a pauta apresentada.

Maceió – AL, 26 de abril de 2021.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE MACEIÓ