Mundo

Ataque do Estado Islâmico em mercado no centro de Bagdá mata ao menos 45

11/05/16 - 09h32
Reprodução / Reuters

Um carro-bomba carregado de explosivos destruiu uma área comercial em um bairro predominantemente xiita de Bagdá, capital do Iraque, nesta quarta-feira, matando ao menos 45 pessoas e ferindo outras 65 em um ataque que foi rapidamente reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

Pouco depois da explosão, que foi uma das mais mortais que já atingiu a capital, o grupo extremista sunita - que vê muçulmanos xiitas como apóstatas - disse que estava por trás do ataque. O Estado Islâmico afirmou que o ataque foi realizado por um homem-bomba, mas as autoridades iraquianas negaram isso.

O ataque de hoje atingiu um mercado ao ar livre que estava lotado. Ele está localizado na área oriental de Bagdá de Sadr City. Segundo as autoridades, muitas pessoas ficaram feridas gravemente e o número de mortes pode subir.

Karim Salih, um marceneiro de 45 anos, disse que a bomba estava em uma picape carregada com frutas e legumes que foi estacionada por um homem que desapareceu rapidamente entre a multidão.

O bombardeio mostrou que, enquanto o Estado Islâmico sofreu uma série de derrotas territoriais

no ano passado, os militantes ainda são capazes de lançar ataques significativos em todo o país. Segundo autoridades, os diversos ataques realizados no centro de Bagdá têm como objetivo desviar a atenção de suas recentes derrotas no campo de batalha.