Gente Famosa

Ator Sérgio Hondjakoff, o 'Cabeção' de Malhação, estava em cárcere privado em clínica do interior de SP

G1 | 05/08/21 - 14h18
Reprodução

O ator Sérgio Hondjakoff , conhecido por fazer o personagem ‘Cabeção’ em Malhação, na Rede Globo, estava entre os internos que, segundo o Ministério Público, eram mantidos em cárcere privado em uma clínica em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. O local foi fechado em uma ação do MP que flagrou 46 pacientes que faziam tratamento para reabilitação do uso de drogas trancados em quartos. Dois funcionários foram presos.

Sérgio Francisco Hondjakoff Mendonça tem 37 anos e estava internado na clínica que abrigava pessoas para reabilitação de dependência química. O local tinha sido denunciado por maus tratos e cárcere privado e foi alvo de uma operação do Ministério Público.

De acordo com o órgão, na ação desta quarta-feira (4) eles flagraram o ator e outras 45 pessoas em situação de sequestro. Todas eram mantidas fechadas em quartos, sem acesso às chaves. Os pacientes informaram ainda que tinham ligações com os familiares controladas e monitoradas pelos donos do local.

Além disso, a polícia informou que encontrou no espaço medicamentos que exigem prescrição médica, mas que os funcionários não tinham receita; e que os internos contaram que tiveram de pagar uma taxa à clínica para serem vacinados contra a Covid-19 mesmo a imunização sendo garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os internos foram entrevistados por assistentes sociais e alguns encaminhados para outras clínicas de reabilitação ou clínicas psiquiátricas. Os pacientes que tinham mais de 90 dias de internação foram liberados para seus familiares. Segundo a polícia, os donos vão responder por sequestro.

A polícia não informou há quanto tempo Sérgio estava sob cárcere e para onde foi levado após o fechamento da clínica.

Sérgio participou da edição entre 2000 e 2006 de Malhação no papel de Artur Malta, o Cabeção. Atualmente, ele estava morando em Resende, no Rio de Janeiro. Ele é pai de uma menina de pouco mais de um ano. Nas redes sociais, sua última postagem foi feita há dez semanas pelo Instagram, quando publicou uma mensagem em homenagem ao ator Cauã Reymond.