Futebol

Áudio de reunião entre Argel, torcedores e diretoria vaza; CSA repudia em nota

Paulo Victor Malta | 02/09/19 - 16h54
Argel Fucks em treino no CSA | Augusto Oliveira / Ascom CSA

O final de semana não foi bom para o CSA. Enquanto o time perdeu por 1 a 0 para o Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador, no sábado (31), a diretoria do clube viu mais um problema surgir fora do campo. Um longo áudio foi vazado e viralizou nas redes sociais. A gravação foi feita no dia 16 de agosto, quando um grupo de torcedores protestou no CT do Mutange e se reuniu com o executivo de futebol Fabiano Melo e o técnico Argel Fucks nas dependências do CT

Ainda no domingo (1º), a direção do CSA emitiu nota e repudiou a divulgação do áudio. "Nessa conversa, foi debatido algumas circunstâncias adversas que culminaram a campanha abaixo do esperado no primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2019. O encontro foi realizado na sala da direção do clube. Agindo de extrema má fé, algum integrante dessa reunião gravou na íntegra toda conversa. E resolveu viralizar o conteúdo em um momento de derrota, simplesmente com intuito de tumultuar. O CSA repudia essa atitude, uma vez que recebeu a todos e ouviu cada uma das reivindicações", criticou o clube em trecho da nota oficial. 

Em partes do áudio, o técnico Argel Fucks faz duras críticas ao planejamento do clube para a temporada 2019. “Eu sei que vocês se acostumaram a ganhar. Vocês saíram da Série D, subiram para a C, subiram para a B, só que a Série A é outro nível, gente. Foi feita muita coisa errada aqui. Se contratou muito jogador cabeça de bagre, essa é a verdade”, disse o treinador, que também ressaltou a necessidade de reforçar o elenco e defendeu os jogadores. 


Técnoico Argel Fucks e diretor Fabiano Melo (Foto: Ascom CSA) 

“Quando a gente veio para cá, sabia que era difícil, mas ninguém se entregou. Eu trabalho para cara*** todo dia aqui. Por falta de trabalho não é. 'Ah, os caras não estão correndo'. Os caras estão correndo para cara***. O que falta é qualidade para o nosso time. Se você ver os erros que a gente tem, são erros. Os jogadores estão dando o que podem dar, mas falta qualidade no nosso time”, comentou.

Argel também saiu em defesa do lateral-esquerdo Carlinhos, que foi criticado após o erro no segundo gol do Fortaleza, na derrota por 2 a 0 no Rei Pelé, na 14ª rodada. 

"O erro do Carlinhos não é porque ele quis errar. Aconteceu. E ele vem jogando bem. Errou, paciência, filho, faz parte. Pelé erra, Maradona erra. Isso faz parte. Tudo que dá para fazer, a gente está fazendo. A gente está trabalhando. A gente está buscando. Falamos com o Edinho, o Edinho quer vir. Falamos com o Daniel Costa, o Daniel Costa quer vir. Falamos com o Berola, que é um cara de velocidade e pode nos ajudar", revelou o treinador. 

Apesar de abrir conversas com o antigo trio que jogou pelo CSA na Série B do Brasileiro em 2018, a direção azulina não avançou nas negociações. O meio-campista Daniel Costa segue no Criciúma, assim como o atacante Neto Berola permaneceu no América-MG. Já o volante Edinho deixou o Ceará, acertou com o Vila Nova pouco depois e voltou a trabalhar com Marcelo Cabo, ex-técnico do CSA e atual treinador do Vila. 

Argel criticou o baixo rendimento de jogadores como Julián Benítez e Robinho, que foram para o Vila Nova, e do meia-atacante Madson, que segue no elenco marujo. Além disso, o técnico questionou a condição física do plantel, a ausência de treinos pela manhã e a folga dada no período da Copa América, no mês de junho.  

“A montagem do grupo no começo foi errada. Essa é a verdade. A responsabilidade é da diretoria, do treinador, do clube. Era do Cabo, agora é minha. O time estava mal fisicamente. O time não treinava de manhã. Como um time de Série A não treina de manhã? Tivemos uma folga na Copa do Mundo (Copa América). Como que tu vai dar folga com um time que está na zona do rebaixamento? Se a gente estivesse aqui, não teria folga”, afirmou Argel, que pediu auxílio do preparador físico para dar como exemplo o Ceará, que deu folga apenas nos dias de fim de semana quando houve a paralisação do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo em 2018.

O treinador do CSA também não aliviou sobre as condições do gramado do CT Gustavo Paiva. Argel chegou a dizer que utilizou fita para demarcar a área do campo. 

“O CSA não tem essa estrutura toda que vocês acham que tem. Vamos dar uma volta no campo. Vocês viram onde eu tive que treinar hoje? Eu tive que fazer uma área. Um clube da Série A e ter que fazer uma área de fita? Não temos campo. Por quê? Porque está chovendo pra cara*** aqui. Queria que vocês entrassem no campo e dessem uma volta”, opinou.

Dentre outros temas, Argel Fucks também citou a diferença de orçamento entre o CSA e os outros 19 clubes da Série A. O treinador também utilizou o voo fretado pelo Grêmio para vir a Maceió e a comparação da faixa salarial com as demais equipes para reforçar a argumentação. Argel disse ainda que o CSA precisava vencer para ganhar confiança. A primeira vitória sob o comando do treinador aconteceu justamente no duelo com o Fluminense, no jogo disputado logo após a reunião com os torcedores. 

Veja a nota oficial do CSA na íntegra. 

"No último dia 16/08, antes da partida contra o Fluminense, foi realizado, no CT Gustavo Paiva, uma reunião entre um grupo de torcedores, nosso Executivo de Futebol Fabiano Melo e o Treinador Argel Fucks. 

Nessa conversa, foi debatido algumas circunstâncias adversas que culminaram a campanha abaixo do esperado no primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2019.

O encontro foi realizado na sala da direção do clube. Agindo de extrema má fé, algum integrante dessa reunião gravou na íntegra toda conversa. E resolveu viralizar o conteúdo em um momento de derrota, simplesmente com intuito de tumultuar. O CSA repudia essa atitude, uma vez que recebeu a todos e ouviu cada uma das reivindicações. 

Todos que fazem o Centro Sportivo Alagoano estão trabalhando incansavelmente para tirar o clube mais tradicional do estado dessa situação. O maior dos desafios é disputar um dos campeonatos mais concorridos do mundo, tendo a menor folha salarial dentre os 20 clubes que compõem a Série A, abaixo até de alguns times da Série B. 

Confiamos na força de nossos verdadeiros torcedores, que não buscam em um momento de fraqueza desestabilizar um trabalho que vem sendo revolucionário em um curto espaço de tempo. Fomos o único clube do Brasil a sair de um período sem calendário para elite do futebol nacional. 

A força que vem das arquibancadas sempre foi o maior combustível, não apenas para os jogadores, mas sim cada funcionário que compõe o CSA. Confiamos no poder dos verdadeiros torcedores, que não buscam se promover em um momento de derrota e sim, apoiar o Azulão, incondicionalmente. São para esses torcedores que trabalhamos incansavelmente todos os dias.
 
A parte de baixo da tabela está “embolada” e temos totais condições de sair da zona de rebaixamento.  No próximo domingo temos um confronto direto, a fim de tirar o CSA dessa situação incômoda. Contamos, mais uma vez, com a presença e apoio de toda Nação Azulina"
, diz a nota assinada pelo departamento de futebol do CSA.

Tabela

Com a derrota para o Bahia, o CSA permanece com 12 pontos e segue na 19ª colocação. O Azulão se reapresenta nesta terça-feira (3) e volta a campo no próximo domingo (8) para o duelo de seis pontos com a Chapecoense, às 19h, no Rei Pelé, em Maceió, pela 18ª rodada.