Economia

Autorização da liquidação definitiva do Produban é publicada em Diário Oficial

08/07/16 - 13h00 - Atualizado em 08/07/16 - 13h03
Agência Alagoas

O governador Renan Filho sancionou lei que permite a definitiva extinção do antigo Produban – Banco do Estado de Alagoas. A sanção está publicada na edição desta sexta-feira, 8, do Diário Oficial do Estado. O assunto vem sendo tratado desde janeiro de 2015 pelo chefe do Executivo em suas idas a Brasília.

Renan Filho teve audiências no Banco Central e no Ministério da Fazenda, onde apresentou a proposta de vender o antigo banco e todas as suas dívidas, além dos créditos pendentes. O governador deseja assim acabar definitivamente com as arestas deixadas pelo Produban e sua folha de pagamento.

Cálculos mostram que o sobrou da instituição financeira está em torno de R$ 550 milhões, segundo a precificação entregue por consultoria contratada. Porém, o preço para venda pode cair em até 50%, dizem os especialistas.

“A ideia é vender a instituição a terceiros que tenham condições de resolver este problema antigo”, disse o governador há época das negociações com Brasília.

O decreto, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, por meio de resolução do Senado Federal (nº 18, de 25 de novembro de 2015), diz que “fica o Poder Executivo autorizado a proceder com a extinção, a alienação, ou a privatização do Produban”.

Desde que assumiu o governo, Renan Filho estabeleceu como meta dar fim a liquidação do banco, que começou há mais de 20 anos. O Produban está fechado em uma liquidação extrajudicial.