Maceió
Protesto faz passageiros descerem de ônibus no Centro de Maceió; grupo é contra acordo de rodoviários
Polícia
Ronda no Bairro prende em flagrante segurança por porte ilegal de arma no Centro
Após colisão, poste tomba e fica preso a fios no bairro Santa Amélia
'Já! Centro' vai reabrir com aumento de 500% dos guichês para ampliar atendimento
Sesc interdita campo de futebol para preservar ninho de pássaros
TRT dá início a audiências telepresenciais nesta quarta-feira
Alagoas
PRF e Ibama realizam ação integrada para fiscalização de caminhões em trechos da BR-101
Confira quem recebe o salário público do Estado de Alagoas nesta sexta-feira (26)
Governador volta a falar em fechamento do comércio; 'se ocupação hospitalar subir muito'
Vacinação: 90.303 alagoanos já foram imunizados contra a Covid-19
Sesau registra 545 novos casos e mais 9 mortes por Covid-19 em Alagoas
Sistema prisional vai ganhar módulo exclusivo para população LGBTQI+
Nordeste
Irmãs são hospitalizadas no Recife com fortes dores musculares após comerem arabaiana
Ceará atinge a maior ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 desde junho
Turista se envolve em confusão em Jericoacoara: "Eu não estou de favor nesse lugar"
91% dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 estão ocupados no Ceará
Estátua de Reginaldo Rossi é pichada menos de 20 dias depois de ser inaugurada em PE
Vice-governadora e filho são vítimas de assalto e têm carro roubado em Fortaleza
Homem morre ao ser baleado quatro vezes na cabeça em Maceió
Operação integrada prende suspeitos de crimes em Chã da Jaqueira e Bom Parto
Jovem é assassinado com oito tiros no bairro de Guaxuma
PRF prende homem com veículo roubado e documento falso na BR-316
Justiça
Justiça nega pedido de liberdade a prestador de serviço suspeito de estupro
Televisão
Hoje em Gênesis: Abrão e Dnin-Sim se metem em uma arriscada aventura
Gente Famosa
Jennifer Garner e Mark Ruffalo se encontram 17 anos após 'De Repente 30'
BBB: Fiuk revela "flerte" com Maraísa e troca carinhos com Juliette na madrugada
Assessoria de Karol Conká é destaque nas redes após eliminação; veja memes
Atriz de 'La Casa de Papel' faz topless em Cuba e fãs reagem na web
Marcos Pitombo desmente boato de caso com marido de Pugliesi e vai à Justiça
As secretarias de Saúde dos estados e do Distrito Federal se preparam para iniciar, ainda hoje (18), a vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) com o uso da vacina CoronaVac. A previsão é que a vacinação comece por volta das 17h.
Ontem (17), os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da CoronaVac e da vacina da Oxford no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídas aos estados 6 milhões de doses da vacina CoronaVac. Durante a manhã, aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) partiram de Guarulhos (SP) em direção a algumas capitais para entregar a vacina.
Aviões comerciais também estão sendo utilizados na entrega da vacina. Também há previsão de distribuição de vacinas por via terrestre.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número de vacinas e a expectativa de vacinação por região estão assim divididos:
Número de pessoas a serem vacinadas em cada região neste primeiro momento: Norte: 337.332 Nordeste: 683.924 Sudeste: 1.202.090 Sul: 357.821 Centro-Oeste: 273.393
Quantidade de doses que estão sendo enviadas para cada região: Norte: 708.440 Nordeste: 1.436.160 Sudeste: 2.524.360 Sul: 751.440 Centro-Oeste: 574.160
Transporte aéreo
O Ministério da Defesa informou que estão sendo transportados pelos aviões da FAB cerca de 22 toneladas de carga, o que representa um terço de todo esforço logístico previsto para o abastecimento dos estados com a vacina contra o coronavírus.
A pasta disse ainda que a previsão de chegada das aeronaves da FAB será divulgada à medida que decolarem no decorrer desta segunda-feira (18).
Participam da operação aviões KC-390 Millennium, C-130 Hércules e C-105 Amazonas. Uma aeronave C-97 Brasília também será utilizada a partir da cidade de Manaus para Tabatinga.
Inicialmente, as aeronaves partiram para o Distrito Federal e para as capitais de 10 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
Os aviões da Força Aérea Brasileira seguirão as seguintes rotas nesta segunda-feira (18): o C-130 Hércules irá para Guarulhos, Brasília, Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco. Duas aeronaves C-97 Brasília decolarão de Manaus, para Macapá e para Tabatinga. O KC-390 Millennium seguirá de Guarulhos para Goiânia, Teresina e Fortaleza. O C-105 Amazonas passará por Florianópolis e Campo Grande, também saindo de Guarulhos.
Transporte terrestre
Para o transporte terrestre da vacina estão sendo utilizados 100 caminhões com sistema de rastreamento e bloqueio via satélite. Até o final de janeiro, mais 50 caminhões serão incorporados à frota.
Para garantir a segurança no transporte, os caminhões também serão acompanhados pelas polícias Federal e Rodoviária Federal.
“A Polícia Federal atuará na escolta das vacinas, utilizando os seus grupos táticos e sendo a responsável pela segurança dos espaços federais de armazenamento”, informou a assessoria.
Além das polícias, o planejamento da operação de segurança da logística de distribuição da vacina está sendo feito em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal e o Ministério da Saúde.
Assim que as vacinas chegarem às capitais, o acompanhamento e segurança será entregue às polícias locais, que ficarão responsáveis pela segurança na distribuição.
Caberá às secretarias de Saúde de cada estado coordenar o processo de distribuição aos municípios que, por sua vez, executam a vacinação da população.
Neste primeiro momento, serão vacinados profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas, e a população indígena vivendo em terras indígenas.