Alagoas

Banco do Nordeste premia clientes de microfinança e agricultura familiar em Alagoas

Assessoria | 28/10/21 - 20h35
Reprodução

O Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças está na 14ª edição; o Prêmio BNB de Agricultura Familiar, na sexta. Com eles, o Banco do Nordeste reconhece as iniciativas de sucesso entre seus clientes que obtiveram crédito com o Crediamigo (microcrédito urbano), o Agroamigo (microcrédito rural) e pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A seleção foi realizada em todos os estados nordestinos, no norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. A premiação dos vencedores alagoanos será realizada nesta sexta-feira, 29, às 10h, no auditório do Sebrae, em Maceió. 

Para as três categorias, foram selecionados clientes que se destacaram por investimentos em inovação e tecnologia - com reconhecimento pelo uso de métodos, equipamentos e processos inovadores, mecanização e automação; beneficiamento e comercialização - observando a agregação de valor aos produtos e melhorias nas condições de venda; e sustentabilidade - como reconhecimento às iniciativas que valorizem a exploração econômica com preservação do meio ambiente e/ou utilizem métodos agroecológicos de produção. 

Em comum, os vencedores conseguiram obter melhorias na produtividade, aumento da capacidade de produção e, ainda, incrementar receitas com um melhor nível de gerenciamento dos empreendimentos. Avanços reconhecidos por uma comissão julgadora formada por representantes do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater); da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag); da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri - AL); da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades - AL); da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomercio); da Universidade Federal de Alagoas, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Clientes de vários municípios da área de atuação do BNB em Alagoas serão premiados. Confira: 

XIV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças 

Crediamigo 

• Empreendedorismo Sustentável: Lucineide Bispo dos Santos, de Arapiraca 

• Produção e Comercialização: Mileide Patrícia da Silva Souza, de Maceió 

• Inovação e Tecnologia: Jamilly Alves de Oliveira, de Mata Grande 

Agroamigo 

• Sustentabilidade: Ednaldo Francisco da Silva, de Palmeira dos Índios 

• Beneficiamento e Comercialização: Natália dos Santos Silva, de Palmeira dos Índios 

• Inovação e Tecnologia: Ana Cleia Tributino dos Santos, de Santana do Ipanema 

VI Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar 

• Sustentabilidade: José William Soares Brito, de Batalha 

• Beneficiamento e Comercialização: Valmir Pereira da Silva, de Batalha 

• Inovação e Tecnologia: Moises Catu da Silva, de Belo Monte