Polícia

Bandidos bloqueiam telefone de médico e clonam WhatsApp para pedir dinheiro

Nathália Lopes* com Erik Maia | 09/01/19 - 11h11
Médico Hugo Tenório prestou depoimento ao delegado Thiago Prado | Cortesia ao TNH1 / Nathália Lopes - TV Pajuçara

Um médico prestou queixa na manhã desta quarta-feira (9), na Delegacia Especial de Investigação e Captura (Deic), em Maceió, após ter o número de telefone e aplicativo de mensagens “clonado”. De acordo com a denúncia, bandidos teriam enviado mensagens a vários contatos do médico para pedir dinheiro em nome dele.

Através de um desabafo postado no Facebook, o médico Hugo Tenório contou que amigos ligaram para ele assim que conseguiu recuperar o número. “Logo que liguei o celular, uma amiga telefonou preocupada porque eu estava pedindo R$ 7.400 para depositar em determinada conta bancária. Outra amiga informou que também recebeu mensagens ‘minhas’ pelo WhatsApp pedindo dinheiro”, relatou.

Veja o desabafo o postado no Facebook:

 

 

Apesar dos pedidos de dinheiro, feitos a três contatos do médico, os valores não chegaram a ser depositados na conta informada pelos golpistas.

Extorsão

Em entrevista aos repórteres Hélio Góes, da Rádio Pajuçara FM Maceió, e Nathália Lopes, da TV Pajuçara, o médico Hugo Tenório contou que, mesmo tentando proteger seus bens, esse tipo de crime acaba usando a credibilidade das vítimas contra elas mesmas.

“Eu tenho contato com empresários, médicos, advogados, várias categorias, e começaram a fazer isso. Eles tentaram extorquir essas pessoas”, afirmou em entrevista; veja o vídeo a seguir:

Ele conversou com o delegado Thiago Prado, que instaurou um inquérito para investigar o crime. De acordo com o delegado, em Alagoas já são mais de 70 vítimas do mesmo golpe, desde o ano passado para cá.

“Cerca de 70% das denúncias de crimes desse tipo são de linhas de clientes da operadora TIM, o que aumenta a suspeita do envolvimento de um funcionário, mas o golpe está acontecendo no Brasil todo”, explicou.

A clonagem de celular e aplicativos de mensagens é um golpe recentemente descoberto pela Polícia Federal. De acordo com o que foi divulgado pela polícia, o golpe consiste em desativar os números das vítimas e cadastrar em um novo chip, que seria repassado aos bandidos.

O blog Planeta Tera fez uma postagem sobre o assunto em agosto, onde ensina como o usuário proteger o WhatsApp em casos como esse.

*Especial para o TNH1