Saúde

Bebês expostos à maconha podem enxergar melhor, diz estudo

26/11/15 - 13h58


Um estudo, publicado na Scientific Reports e feito por uma equipe de cientistas das Universidades de Waterloo (Canadá), Auckland (Nova Zelândia) e Brown (EUA), revelou que as crianças que foram expostas à maconha ainda no ventre da mãe, possuem uma melhor visão quando chegam aos quatro anos de idade.

“Ficamos surpresos com este achado inicial. Isso mostra que a maconha e o álcool podem ter um grande impacto sobre um aspecto fundamental do processamento visual que acontece em nossos cérebros", disse o professor Ben Thompson, da Universidade de Waterloo.

Mas os cientistas querem deixar claro que apesar do impacto aparentemente benéfico da maconha sobre o desenvolvimento do sistema visual do cérebro, não significa que a ela tenha efeito benéfico sobre o desenvolvimento fetal.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores testaram o processamento visual em um grupo de crianças de quatro anos de idade, que foram expostas a maconha, álcool, anfetaminas metílicas ou nicotina, enquanto ainda estavam no útero. Depois compararam os resultados com um grupo de crianças que não foram expostas a nenhuma droga no útero.   

“Nós não sabemos o quão difundido este efeito é em outras partes das áreas de processamento visual do cérebro. A zona dorsal é a primeira que testamos porque é a mais vulnerável a fatores de risco durante o desenvolvimento precoce”, diz  Thompson.

“No futuro, esperamos ser capazes de incorporar imagens do cérebro com o teste de percepção de movimento global para entender como e por que essas drogas estão interagindo com as partes visuais do nosso cérebro”, conclui.  

As crianças que participaram do estudo faziam parte do estudo internacional IDEAL (Desenvolvimento Infantil, Meio Ambiente e Estilo de Vida), que analisa os efeitos de drogas pré-natal e o uso de álcool em uma grande variedade de habilidades motoras e cognitivas



Fonte: Yahoo