Brasil

BH adianta reabertura do comércio para quinta (6) visando Dia dos Pais

Folhapress | 04/08/20 - 23h40
Amira Hissa/Divulgação

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou que parte das atividades da capital mineira pode retomar a flexibilização a partir da próxima quinta-feira (6).

Os estabelecimentos poderão funcionar entre quinta e sábado, depois voltam a fechar, para abrirem novamente da quarta-feira seguinte (12) à sexta (14), quando será feita uma nova avaliação dos números.

Pelo plano inicial, a reabertura seria retomada somente na próxima segunda, mas a prefeitura decidiu adiantar a abertura para esta quinta para que o comércio não perca as vendas do Dia dos Pais.

Na sexta-feira (31), a prefeitura havia anunciado que a capital deveria seguir na chamada fase de controle, com apenas serviços essenciais autorizados.

Segundo Kalil, a reabertura foi meticulosamente estudada, com base na ciência e nos números da epidemia na cidade e dependerá da população se a reabertura vai seguir ou recuar.
"É importante que a população de Belo Horizonte entenda que a pandemia não passou", afirmou Kalil. "Encontramos uma janela e uma queda de números e vamos flexibilizar de acordo com os protocolos".

De acordo com o boletim municipal de terça, BH registrou 552 mortes em decorrência da Covid-19 e 21.072 casos. Até domingo, a ocupação de leitos de UTI reservados para o novo coronavírus na rede pública da capital era de 83,7%.

"Houve dias [em semanas passadas], que tivemos 90 pacientes esperando internação na fila para UTI. Nos últimos quatro dias, tivemos, no total, quatro pessoas. Isso significa que estamos dando mais altas do que admissões nos CTIs", avalia o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

Shoppings devem funcionar entre 12h e 20h, enquanto comércio de rua e a região do hipercentro de BH funcionam entre 11h e 19h, obedecendo protocolos de segurança como uso obrigatório de máscaras e distanciamento.

Na última sexta, a prefeitura anunciou a atualização das fases que devem orientar a reabertura gradual das atividades na capital.
A proposta foi elaborada seguindo conversas com representantes do comércio. Uma das demandas contempladas é a abertura durante quatro dias por semana para todo o comércio varejista, seguindo protocolos de segurança.

A fase de controle permite funcionamento de serviços considerados essenciais. Em seguida, na fase 1, pode abrir todo o comércio varejista, atacadistas da cadeia do varejo, salões de beleza, drive-in, centros comerciais, galerias e shoppings centers (que estão fechados desde o início da pandemia).

O funcionamento é liberado entre terça e sexta, das 12h às 20h. Praças de alimentação só podem funcionar por entrega ou retirada, sem consumo no local.

Na fase 2, a abertura de parques, bares, restaurantes e lanchonetes é liberada dentro de horários e dias definidos -a venda de bebidas alcoólicas só é permitida às sextas e fins de semana, em horários limitados.

A fase 3 prevê o retorno de academias, clubes, clínicas de estética e museus, congressos e exposições, com horários e dias de funcionamento ainda a serem definidos. Outras fases, com retornos de atividades como escolas, cinema e feiras, ainda estão em estudo. (Fernanda Canofre)