Economia

Black Friday: confira os melhores horários para encontrar promoções

Infomoney | 27/11/20 - 09h24
Foto: Reprodução

Diversos lojistas – e consumidores – estão se preparando para garantir as melhores ofertas. Mas, ao longo do dia, qual é o melhor horário para procurar promoções?

Para responder essa pergunta, a Promobit, plataforma de descontos na qual a própria comunidade compartilha promoções, realizou um levantamento para saber qual é a melhor hora do dia para encontrar promoções nas mais variadas categorias de produtos.

Com base nos dados da data do último ano, o levantamento analisou quais faixas de horário possuem mais ofertas entre a quinta-feira que antecede a Black Friday e durante a própria sexta-feira de descontos.

Fabio Carneiro, cofundador da Promobit, explica que é comum as grandes varejistas distribuírem as grandes ofertas entre a Black Friday e a véspera. Segundo Carneiro, essa divisão é uma estratégia para que as lojas sintam como está o mercado antes da data. Ele acrescenta que, em muitos casos, as ofertas ao longo da sexta dependem de como foram as vendas durante a noite de quinta-feira e a madrugada da própria sexta.

“Às vezes a varejista não conseguiu bater a meta de vendas ou esvaziar o estoque de algum produto. Nesse caso, ela utiliza o restante da sexta-feira até segunda para conseguir desovar os produtos”, complementa Carneiro.

Além disso, um dia – ou uma tarde –  de descontos adicional pode auxiliar nas vendas de produtos mais antigos, o que facilita o gerenciamento logístico dos estoques, principalmente no caso das grandes varejistas.

“É comum as principais lojas usarem descontos agressivos para um grupo de produtos ou categoria para atrair as pessoas para seus sites. Essa estratégia se inicia no final da tarde de quinta-feira e normalmente tem seu ápice entre as 21h de quinta e as 14h horas de sexta.”

Melhores horários para comprar no dia da Black Friday

Diferentemente da véspera, quando uma grande quantidade de descontos se concentra em períodos específicos ao longo do dia, durante a sexta-feira de Black Friday há maior pulverização de horários.

Entretanto, caso o consumidor queira conferir a maior quantidade de descontos possível, talvez seja necessário dormir um pouco mais tarde, já que o horário com a maior quantidade de ofertas é exatamente à 0h, na virada de quinta-feira para sexta-feira.

As faixas da madrugada da 1h e das 2h também concentram uma grande oferta de descontos. As promoções voltam a aparecer no começo da manhã, por volta das 9h e se estendem ao longo do dia.

À meia-noite da Black Friday, os itens com a maior quantidade de ofertas são itens de vestuário e calçado, além de informática, eletrodomésticos e eletrônicos.

Confira a tabela completa com os melhores horários para procurar cada categoria de produtos durante a Black Friday, segundo o levantamento da Promobit.

Categorias de produtos Horário com mais descontos

Aplicativos e Software

0h e 9h

Bebidas

11h e (2h, 9h e 13h)

Bebês e Crianças

0h e 9h

Brinquedos e Hobbies

9h ou 10h

Cama, Mesa e Banho

17 ou 22h

Casa e Construção

14h e (15h ou 17h)

Comida

3h e 12h

Câmeras, Filmadoras e Drones

0h e (16h ou 18h)

Eletrodomésticos

23h e (16h ou 17h)

Eletroportáteis

18h

Eletrônicos, Áudio e Vídeo

0h e 11h

Esporte e Lazer

8h e 16h

Ferramentas e Jardim

9h e (2h, 10 e 14h)

Games

0h e 8h

Informática

2h e 9h

Livros, eBooks e eReaders

8h e 16h

Mochilas e Malas

0h e (1h ou 11h)

Moda e Calçados Femininos

15h e 19h

Moda e Calçados Masculinos

0h e 16h

Móveis e Decoração

0h e 10h

Perfumes e Beleza

13h e (10h ou 17h)

Peças e Acessórios para Automóveis

15h, 19h ou 21h

Relógios e Jóias

0h ou 16h

Saúde e Higiene

0h, 9h, 10h e 22h

Smartphones, Tablets e Telefones

0h e 1h

Suplementos & Fitness

18h ou 22h

Utilidades Domésticas

0h e 14h

Viagem, Pacotes e Passagens

10h